fbpx
drop-off empresa parceiro uber
Uma das grandes vantagens deste negócio – Operador TVDE – é a sua versatilidade. É agora disponibilizado um novo serviço: Drop-off para parceiro Uber.

 

O que é o serviço Drop-off?

Trata-se de um serviço temporário, que pode ser o complemento necessário para as empresas Uber fazerem face à quebra da atividade de transporte de passageiros.

Se a sua viatura está elegível para “UberX”, poderá aceder aos pedidos desta modalidade que serão efetuados pelas empresas de logística.

 

Contabilidade para Uber, o que devo ficar a saber?

No transporte de passageiros a taxa de serviço Uber é de 25% e IVA aplicável é de 6%.

Por outro lado, no caso Drop-Off, a taxa de serviço desce para 12%. No entanto, o IVA aplicável ao transporte de mercadoria e logística é de 23%.

Devo proceder à inclusão do respetivo CAE e alterar pacto social?

A bom rigor, a inclusão do CAE afeto ao transporte de mercadorias e respetiva alteração ao objeto social deveria ser feito. No entanto, dado o carácter excecional do serviço, tendo a Uber inclusive referido que o serviço era temporário, julgamos não ser necessário proceder por enquanto a essa alteração.

Caso a situação se modifique, ou seja, caso a Uber defina esse serviço como permanente e caso seja  sua opção continuar a executar este serviço, terá que proceder à inclusão do respetivo CAE e proceder à alteração do pacto social.

 

Sumariamente, as implicações ao nível da Contabilidade para Uber, nomeadamente na vertente fiscal, resumem-se exclusivamente ao apuramento do IVA, pelo facto de se tratar de transporte de mercadorias e não de passageiros.

 

Considerações Finais

Este é mais um passo dado, que permite aos parceiros Uber e seus motoristas, compensarem a quebra de rendimentos na atividade de transporte de passageiros.

A nossa experiência de Empresa de Contabilidade que trabalha com operadores TVDE, diz-nos que em termos de medidas anunciadas pelo governo, na prática, não se traduzem em grandes soluções de apoio para estas empresas.

Tipicamente têm uma estrutura apenas de um sócio/gerente. Este é na grande maioria das vezes motorista, não sendo aplicável lay off simplicado nem qualquer apoio ao salário do gerente.

Restam as linhas de crédito e as medidas de cumprimento de obrigações fiscais e contribuições sociais. Podem usufruir do adiamento de pagamento de IRC, bem como diferimento de pagamento de IVA, retenções na fonte IRS e contribuições à Segurança Social.

O serviço Drop-off para parceiro Uber pode de facto ser mais uma alternativa para minimizar impactos negativos na sua empresa, fazendo com que mantenha um nível mínimo de atividade sustentável face às suas responsabilidades.

 

Pode saber mais sobre este serviço Uber AQUI.

by:
9 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar9