fbpx
saiba como escolher o seu próximo contabilista

Procura um contabilista certificado para a sua empresa? Faça a escolha acertada!

Um passo importante quando equaciona a criação da sua empresa ou é gestor de uma empresa é a escolha de um contabilista ou empresa que lhe vai prestar serviços de contabilidade.

Qual o perfil que pretende escolher para o seu contabilista?

 

Pode parecer uma tarefa fácil e rápida encontrar um contabilista, mas na verdade não é e nem deve ser. Seja ponderado e procure referências, os contabilistas não são todos iguais!

Atualmente a contabilidade deve ir além da visão tradicional do simples tratamento de impostos e funções meramente administrativas.

Os contabilistas devem ser profissionais atualizados com uma postura diferenciadora face às exigências do mercado. Deverão combinar conhecimentos financeiros com preocupações comerciais e responder às necessidades de informação dos gestores e das empresas.

Procure informações sobre a empresa (e não apenas um simples “escritório”) de contabilidade que lhe suscita maior curiosidade e aparenta maior credibilidade.

 

Critérios que deve adotar para contratar o seu próximo contabilista

Pense em si e na sua empresa

Os serviços de contabilidade são transversais a qualquer tipo de empresa, independentemente da dimensão e setor.

Apesar disso, antes de contratar o seu (próximo) contabilista, é muito importante pensar sobre que tipo de serviço a sua empresa precisa e que serve de forma mais eficaz as suas necessidades.

Tem sempre a possibilidade de optar pelo básico, o mínimo necessário para fazer a sua empresa funcionar. Existem empresas de contabilidade sempre dispostas a propor entregar o serviço básico, receber papel, tratar contabilisticamente os documentos, tratar de burocracia e pagamento de impostos.

Mas pense bem, é igualmente possível considerar a prestação de serviços diferenciados e que entreguem valor aos gestores. Este é o apoio necessário que deve ter para gerir melhor a sua empresa, planear e a gerir orçamentos, potenciando crescimento e o apoio essencial na vertente estratégica da empresa.

As empresas que prestam este tipo de serviços de contabilidade são aquelas que lhe vão ajudar a tornar a sua empresa mais competitiva.

Por isso, o primeiro passo é saber o que quer para sua empresa. Se um tipo de serviço tradicional, ou um serviço personalizado, próximo de si e de valor acrescentado. A sua decisão irá direcioná-lo com precisão para o tipo de empresa de contabilidade que vai desejar ter do seu lado.

Deseja que o seu Contabilista esteja próximo de si e da sua empresa

A função do contabilista deve ser orientada para uma posição de parceiro e de conselheiro de negócio para as empresas e, essencialmente, de proximidade com os seus clientes.

O objetivo da contabilidade deve ser auxiliar os processos de decisão das empresas.

O ênfase colocado no controlo financeiro, no planeamento e disponibilização de informação relevante num contexto de decisão é muito importante para as empresas.

Como se consegue isto? Sendo exigente com os serviços prestados e também na relação com o cliente. Ou seja, é impossível a contabilidade funcionar a favor do cliente se o mesmo não estiver disposto a colaborar. Isto é, disponibilizar atempadamente os documentos da contabilidade para tratamento contabilístico.

Consequência: atraso na entrega de documentos gera atrasos no tratamento contabilístico, que por sua vez leva ao atraso de entrega de relatórios mensais que origina a falta de planeamento por parte do gestor para fazer face aos seus compromissos (pagamento de impostos, etc). Tudo isto, por falta de informação.

Este ciclo negativo é contrariado pela proximidade que deve existir entre o contabilista e o cliente.

Solução: Insistir e reforçar laços com o seu contabilista numa relação bilateral pois só assim é possível melhorar a qualidade dos processos, simplificando-os e tornando-os mais eficientes.

Rentabilize o investimento realizado com a escolha do seu contabilista

O investimento realizado na escolha do seu contabilista só é rentabilizado se o profissional escolhido para ser seu parceiro seja alguém que vá muito além do tratamento contabilístico e da personificação de alguém meramente administrativo e técnico.

O seu contabilista deve ser (também) o seu consultor. Alguém em quem você confia o aconselhamento sobre o desenvolvimento da sua empresa e a pessoa a quem recorre para apoiar determinadas decisões para a sua empresa.

Genericamente, estes são os problemas apontadas pelos gestores em relação às empresas de contabilidade:

  • Normalmente os gestores têm a opinião que o planeamento fiscal devia ser mais eficiente. No limite, pode originar o pagamento de coimas;
  • Falta de proximidade e acompanhamento (pontual ou permanente) descurando recomendações para melhorar a gestão das empresas;
  • Inexistência de diagnósticos e relatórios de gestão (ou simples mapas de exploração) de forma atempada;

Estas problemáticas incentivam a que os serviços de contabilidade possam ir muito além do simples tratamento contabilístico e pagamento de impostos.

Os serviços de contabilidade devem ser adequados às necessidades dos gestores e acima de tudo condizentes com a expectativa das empresas em marcarem a diferença em termos da exigência para com terceiros.

Se procura excelência nos serviços que presta, nos produtos que produz, na expansão a novos mercados, fornecedores e clientes de referência, porque não investir no seu contabilista?

O seu contabilista pode melhorar a gestão da sua empresa

Pense e questione-se se a sua empresa necessita de serviços que vão além daquilo que a contabilidade pode dar.

Implementar sistemas de controlo de gestão advém das necessidades dos gestores em evoluir as práticas de gestão das suas empresas.

Sabe quais as vantagens do controlo de gestão para a sua empresa? Controlar e monitorizar são os processos que asseguram que as atividades da sua empresa estão conforme o plano e que os objetivos são atingidos.

Com um Controlo de Gestão eficaz, a sua empresa poderá conseguir a melhoria dos seus indicadores económicos e financeiros.

1 – Mantenha-se informado sobre o estado da empresa

Os gestores têm que ter sempre disponível todas as informações sobre os departamentos da empresa para tomarem ações corretivas o mais rápido possível.

2 – Avalie a performance da sua empresa

A comparação de dados atuais com os previsionais, orçamentados ou históricos permite ao gestor controlar o desempenho dos diferentes departamentos.

3 – Melhore a perceção da realidade de cada departamento da sua empresa

análise dos indicadores mais significativos para cada área estratégica da empresa permite-lhe perceber melhor o peso de cada área na execução do seu negócio.

4 – Acelere o processo de tomada de decisões corretivas

Um sistema de Controlo de Gestão deve permitir rapidamente através de relatórios de gestão, a comparação dos resultados entre períodos homólogos bem como em relação com o plano, previsões ou orçamento, para que possa corrigir os desvios verificados.

 

Considerações Finais

A contratação de serviços de contabilidade é uma decisão importante para si e deve estar alinhada com a visão estratégica da sua empresa.

O seu contabilista deve ter um perfil que vá além da orientação meramente administrativa. Deve ter foco estratégico e deve ser o seu principal aliado nas decisões para expandir e desenvolver a sua empresa. Concluindo, alguém fiável, próximo e interdisciplinar.

by:
21 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar21