fbpx
mudar de contabilista

Conheça os passos que deve dar para mudar de contabilista. Enumeramos alguns fatores de descontentamento, revê-se em alguns?

Facto! Não estaria com interesse em ler esta publicação se a ideia ou intenção de mudar de contabilista já não lhe tivesse passado pela cabeça.

A mudança para outro escritório de contabilidade pode, aparentemente, ser considerada como uma contrariedade. Mas se for para mudar para melhor, qual a razão para que este passo não seja dado o quanto antes?

Mudar de contabilista pode ser, e na verdade é, surpreendentemente fácil e rápido.

 

Existem alguns aspetos que o levam a mudar de contabilista

Pretende serviços de valor acrescentado

A sua empresa cresceu e tem necessidades adicionais a nível da gestão propriamente dita.

Enquanto gestor, também sente que deveria ter mais informação ao seu dispor e serviços que vão além daquilo que a contabilidade pode dar. Por exemplo, deseja ter serviços de controlo orçamental e controlo de gestão para melhor monitorizar a performance e a produtividade da sua empresa.

O seu contabilista não acompanha as suas necessidades.

Deseja mais informação sobre a sua empresa

Relatórios mensais não chegam às suas mãos de forma atempada e até entrega a documentação da contabilidade para ser tratada logo no início do mês. Quando finalmente tem informação nas suas mãos, a mesma já está desatualizada.

Pouca proximidade  – “muito ocupado”

Os relatórios mensais deveriam ser um dos aspetos que o fariam sentar-se com o seu contabilista para analisar de forma assertiva e prática os resultados da sua empresa. Uma boa altura para tomarem decisões em conjunto.

Mas realmente isso não acontece: nem relatórios, nem reuniões com o contabilista!

A contabilidade deveria estar próxima da gestão da sua empresa.

Falta de planeamento

A optimização fiscal dos resultados da sua empresa, pode ser a razão entre pagar muito ou pouco valor de impostos. Gerir sem planeamento nada feito.

A proximidade com o seu contabilista aliado à informação – relatórios de gestão – fazem com que a partir do 2º semestre possa ir efetuando análises e simulações de fecho do exercício contabilístico para analisar potenciais impactos em matéria de IRC. Com base nessas conclusões, pode tomar medidas corretivas se necessário.

Surpresas com Impostos

A falta ou ausência de acompanhamento e planeamento podem originar surpresas desagradáveis (demasiados impostos a pagar, ou coimas desnecessárias). Porquê que ainda continua a correr o risco de ser apanhado desprevenido?

Pouca flexibilidade no serviço prestado

O contexto de gestão das empresas tem vindo a mudar. De certa forma, este processo de mudança está relacionado com as necessidades adicionais que os gestores têm presentemente e a forma como elas são satisfeitas.

Uma das diferenças está na forma como o cliente se relaciona com a contabilidade: mais à distância.

Nesse sentido o serviço de contabilidade deve ir ao encontro dessa necessidade. Como? Fácil, disponibilizando ferramentas para que a contabilidade chegue aos gestores sem que eles saiam do seu escritório.

É “só” um contabilista

Existe a perspetiva da contabilidade como uma obrigatoriedade, uma formalidade e um custo ou então a contabilidade como um parceiro estratégico para a sua empresa – investimento.

Qual é que prefere e qual acha que entrega mais valor para a sua empresa?

Não entende as necessidades do setor de atividade da minha empresa

Atualmente ver a contabilidade de forma setorizada é muito importante. É fundamental que o seu contabilista compreenda completamente o que a sua empresa precisa no presente e quais os seus planos para crescimento futuro. A falta de entendimento e conhecimento sobre o seu setor de atividade pode resultar em práticas contabilísticas menos eficientes para a sua empresa.

 

Já alguma vez se queixou desta forma?

  • Já avisei o meu contabilista mas continuo a não ter o serviço que pretendo….. ou,
  • Os contabilistas são todos iguais!

Damos-lhe uma boa notícia: os contabilistas não são todos iguais.

Muitas vezes os gestores demoram a mudar de contabilista porque literalmente “deixam andar”… e se não tomam ações nesse sentido, estarão mais longe de ter o serviço que realmente corresponde às necessidades.

Finalmente tenha a contabilidade a funcionar como uma verdadeira ferramenta de gestão para a sua empresa.

 

Qual a melhor altura para transferir a contabilidade

Sempre que sentir necessidade de mudar de contabilista, saiba que o pode fazer em qualquer altura.

Não existe “a melhor altura” para transferir a contabilidade.

A nova empresa de contabilidade deverá garantir o compromisso de uma transição segura. Dessa forma, dará a melhor continuidade de trabalho sem que haja qualquer constrangimento entre as 3 partes (a sua empresa, o “novo” e o “antigo” contabilista).

Mito da contabilidade: achar que transferir a contabilidade antes do término do exercício contabilístico é prejudicial para as empresas!

 

Este facto não corresponde à realidade nos dias de hoje. O atual (“antigo”) contabilista terá sempre a obrigatoriedade estatutária de entregar toda a documentação e obedecer aos restantes formalismos necessários de forma a que o novo contabilista dê o melhor seguimento da sua contabilidade.

 

Conheça quais os passos que deve dar para mudar de contabilista

  1. Finalmente encontrou o seu novo contabilista e acorda com ele condições para se tornar cliente.
  2. Deve informar o seu contabilista da mudança e que um contabilista certificado irá estabelecer contacto com ele.
  3. Deverá facultar os dados de contacto do seu contabilista para que o “novo” contabilista entre em contacto com ele no sentido de lhe comunicar que foi abordado por si, que chegaram a acordo para se tornar cliente e aferir se há alguma aspeto que não valide de imediato as suas pretensões.
  4. Ambos os contabilistas chegarão a entendimento quanto à transição da contabilidade da sua empresa. Estarão igualmente em contacto a fim de garantir a transição da contabilidade sem que tenha que perder tempo com este processo.

Nota: uma das razões que pode inviabilizar a transferência da contabilidade imediatamente é a existência de avenças em atraso

 

Conclusões que deve reter

A contabilidade deve ser vista como algo que funciona em prol da sua empresa. Por isso, na prática, é importante que o seu contabilista acompanhe as suas necessidades em termos de informação e proximidade em relação à gestão da sua empresa.

Se pensava que mudar de contabilista era algo complexo e burocrático, não é! É simples! Deve é identificar a pessoa/empresa certa com quem trabalhar.

Por último “não deixar andar”. Se há algum sinal de insatisfação, transmita. Faça as coisas de forma construtiva. Caso continue a haver os mesmos erros, já sabe, mude de contabilista.

Procure serviços de contabilidade que realmente funcionam!

by:
28 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar28