fbpx

Como fazer uma gestão eficiente da sua empresa? Saiba qual o papel do seu gabinete de contabilidade.

Nesta publicação abordamos diversas perspectivas sobre como o seu gabinete de contabilidade pode ajudar a fazer uma gestão eficiente da sua empresa.

A Contabilidade assume um papel crucial no contexto atual das empresas. O foco não deve passar exclusivamente pela vertente que é comummente conhecida (o “típico” serviço de contabilidade, salários e impostos).

Ao invés disso, deve:

  • reconhecer que o perfil dos gestores é diverso,
  • deve primar pela proximidade com a gestão das empresas,
  • auxiliar nos processos de decisão dos seus clientes (disponibilizar mais e melhor informação de gestão),
  • melhorar a qualidade e oferta de serviços de valor acrescentado (p.e. Controlo Orçamental, ou Controlo de Gestão),

Todos estes aspectos são cruciais para os gestores e empresas. Só com esta visão 360º um gabinete de contabilidade pode criar valor para a sua empresa, ajudando-a no cumprimento dos objectivos organizacionais, optimizando a performance, a produtividade e afectar positivamente processos de tomada de decisão.

Dicas simples sobre 4 vertentes para uma gestão eficiente da sua empresa

A importância de uma gestão eficiente de um negócio, seja para quem abre uma empresa ou para quem já a tenha, é sem dúvida algo muito sério que irá condicionar o progresso e o sucesso da sua empresa.

Planeie antes de executar

Quem é que se sente bem e confortável numa “casa” desorganizada? Dificilmente, não é verdade?

Por isso, enquanto gestor, será importante planear e definir o que pretende atingir e em quanto tempo. Defina a estratégia certa para a sua empresa e projecte o seu desenvolvimento para o futuro.

Planear e pensar estratégico a empresa permite a antecipação de determinados cenários “menos bons” ou inesperados, e tomar medidas correctivas no devido tempo. Sabemos que o dia a dia da sua empresa o absorve por completo, mas planear também é trabalho! Nunca veja este tempo, que é seu e da sua equipa, como um desperdício.

Defina Objetivos

Deve sempre ter presente a definição de metas que deseja alcançar. Consequentemente ponha em prática conjunto de medidas que visam alcançar esses objetivos.

A definição de objetivos não têm que passar somente pela vertente comercial. Melhore o seu controlo de gestão como um todo. Implemente um conjunto de métodos para a recolha de informação e uso posterior da mesma com o objetivo de monitorizar e exercer um domínio sobre o estado e a evolução da sua empresa.

Monitorize para gerir melhor e tomar boas decisões. Incremente valor e rentabilidade para a sua empresa pela definição de novos objetivos.

Foco no Cliente

O foco no cliente é de extrema importância para toda e qualquer empresa. Nada como tentar conhecer e perceber quais são as reais necessidades dos seus clientes bem como melhorar abordagens de aproximação a futuros clientes.

Não poderemos considerar pressupostos de gestão eficiente de uma empresa se não forem considerados critérios de qualidade e satisfação do cliente bem como uma postura digna e ética da empresa no mercado.

Seja um Líder

Saber liderar e ser um líder faz parte integrante da gestão de empresas! Não só torna a gestão mais eficiente como também produz graus de satisfação elevados nos seus funcionários que acabam por ser inspirados por si. Tudo isso faz com que o grau de satisfação e de motivação seja uma mais valia gerando resultados para que os objetivos delineados sejam alcançados.

 

Como é que o seu gabinete de contabilidade pode ajudar?

O valor da contabilidade reflecte-se “dentro de portas”. Ao nível da gestão da empresa. É objectivo da contabilidade proporcionar uma visão holística da performance da sua empresa.

A compreensão integral de uma empresa por parte de um gestor é determinante para o sucesso da mesma! O gestor só obtém boas condições para gerir a sua empresa se em termos de suporte dado pelo seu contabilista as suas necessidades de informação forem cumpridas.

Desta forma, através do seu gabinete de contabilidade, através da informação mensal que lhe deve ser disponibilizada que serve de suporte à sua tomada de decisão, poderá ter à sua disposição dados que permitem monitorizar o que tem vindo a ser feito e, por outro, perspectivar algumas medidas corretivas que possam ser implementadas.

Neste contexto, terá o seu contabilista como aliado, uma vez que complementarmente, poderá facultar-lhe a real situação económico-financeira da sua empresa, nomeadamente através de uma análise (Diagnóstico) económica financeira que possa ser feita. Em suma, uma análise do desempenho económico e da solidez financeira da sua empresa.

Sim! A Contabilidade pode ser uma valiosa ajuda para que faça uma gestão eficiente da sua empresa.

Considerações Finais

Se deseja um gabinete de contabilidade para lhe dar condições para desempenhar as suas funções de decisão na sua empresa com precisão, não basta apenas procurar por um escritório de contabilidade próximo de si. É preciso também considerar que tipo de serviços oferece e forma como se relaciona com os clientes.

Pode dispensar o contabilista que apenas pensa em tratar aspetos “tradicionais” da contabilidade! Procure um parceiro que lhe ofereça informação em momentos oportunos e orientações precisas a respeito de novas e boas práticas de gestão.

by:
0 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar