fbpx

De contabilista a Consultor de Gestão da sua empresa. O que mudou?

A contabilidade, através dos serviços de contabilidade da sua empresa, é parte integrante de mutações constantes, em particular dos negócios empresariais e, nesse sentido, configura-se como uma área de extrema importância para o desenvolvimento da sua empresa.

Os serviços de contabilidade prestados pelo seu Contabilista tendem a evoluir de acordo com as necessidades dos das empresas e dos respetivos gestores bem como das suas necessidades de informação.

Atualmente, qualquer Contabilista Certificado depara-se com este desafio: “Como acrescentar valor aos serviços que presta?”

Atualmente é este o papel de um Contabilista aos olhos de qualquer pessoa: é uma pessoa de extrema confiança, profissional, mas alguém que “apenas” organiza toda a documentação mensal gerada pela a empresa, faz os seus movimentos contabilísticos, pagamento de impostos e processamento de salários.

Certo que estas atividades são a base de qualquer serviço de contabilidade. Mas será que este “apenas” é suficiente? Será que as empresas e os gestores continuam com as mesmas necessidades de 10, 15, 20 anos atrás? Todos os gestores são iguais? Serão as empresas todas iguais?

A resposta é não! Por isso mesmo os serviços de contabilidade devem ir muito mais além do simples “apenas”. O seu Contabilista deve ser alguém da sua confiança, mas sempre perto de si, com valor acrescentado para e si e para a sua empresa. Deve estar pronto a corresponder às suas solicitações uma vez que há uma crescente necessidade em receber informações cada vez mais rápidas e detalhadas para os processos de tomada de decisão.

Algo que é necessário é utilizar a contabilidade como um verdadeiro instrumento de gestão.

A Evolução do Contabilista: Do “só” Contabilista para um que deve ser “O Consultor da sua Empresa”

As atuais funções do seu Contabilista devem ir muito mais além das competências da análise e a comunicação atempada da realidade económico-financeira da sua empresa bem como do respetivo pagamento de impostos.

Longe deve ir o tempo em que o Contabilista era visto apenas como um profissional da área da contabilidade.

A contabilidade preocupa-se em transformar as demonstrações financeiras em dados capazes de revelar se a empresa está a ser bem ou mal gerida.

Os dados provenientes da contabilidade permite ao gestor visualizar se a sua empresa é sustentável e identificar onde devem ser aplicados novos investimentos.

O Contabilista ganha destaque como uma das principais fontes de informação para as pequenas e médias empresas. Todavia, é com frequência identificado como um custo indispensável ao cumprimento das obrigações fiscais.

A importância que deve atribuir ao seu Contabilista

Pretende-se que o seu Contabilista seja um profissional cada vez mais qualificado, tendo a ética como base da vida profissional.

O restrito conhecimento a temas contabilísticos e fiscais deve ser ultrapassado. Dá-se lugar ao Contabilista com formação capaz de fazer evoluir a sua empresa, seja pela capacidade de melhorar o controlo de gestão da sua empresa, seja pelo foco constante no planeamento e gestão orçamental, controlo e gestão de indicadores, implementação de sistema de monitorização da sua empresa, entre outros.

Em suma, o seu Contabilista deve ser alguém que você confia o desenvolvimento da sua empresa.

Alguns dos desafios atuais da profissão de Contabilista focam-se na identificação e mudança de imagem, abandonando a enraizada ideia da Contabilidade tradicional. A informação contabilística da sua empresa deve refletir corretamente o que ocorre na empresa, proporcionando aos gestores conhecimento detalhado da totalidade dos processos executados.

Qual o papel que o seu contabilista deve assumir

Atualmente as empresas necessitam de Contabilistas ativos no sistema e nos processos, gerando informação útil à tomada de decisões. Este novo papel do Contabilista abre uma nova fonte de trabalho que está para além das aplicações rotineiras da contabilidade e dos seus serviços de contabilidade, colocando o Contabilista de Gestão/Consultor de Empresas numa nova direção junto do cliente, no fornecimento de estratégias de melhoria dos pontos fortes e fracos da empresa, orientando o rumo que deve ser seguido e conduzindo a empresa ao sucesso.

Deve ainda ter-se em consideração que, com a evolução das tecnologias da informação, nomeadamente softwares de apoio à gestão e sistemas de informação automatizados que aumentam o tempo de análise e reduzem o tempo de compilação da informação, designadamente através de construção de análises, relatórios, dashboards, etc, é essencial que o seu Contabilista/Consultor possua competências na área das tecnologias, conferindo assim o aumento da utilidade da informação.

Considerações Finais

A experiência tem mostrado que a grande maioria dos empresários, especialmente aqueles com empresas de menor dimensão, desconsideram a importância do trabalho do Contabilista. Vêm-no apenas como “alguém que trata dos seus impostos”.

Cada vez mais, o Contabilista atual deve ir muito além do profissional meramente administrativo. Deve ser capaz de ser tratado como o Contabilista de Gestão/Consultor de Empresas, com as competências necessárias para acrescentar valor à sua empresa.

Quando um cliente perceciona que o valor investido no Contabilista pode melhorar decisões e desempenho da empresa, o que passa a ser discutido não é mais o “quanto custa”, mas sim “de que forma posso extrair mais valor da relação com o meu contabilista”.

by:
55 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar55