fbpx
regras prestação de contas e do cumprimento das obrigações fiscais

Ano novo, novas regras para a sua empresa. Saiba o que muda!

Enquanto empresa de contabilidade, temo-nos focado no quão importante é pensar sobre que tipo de serviço a sua empresa precisa.

É prático dizer que “o meu contabilista” trata de tudo! Trata mesmo?

Estará o seu contabilista tão próximo de si e da sua empresa como você pensa?

Os aspetos chave na relação que tem com o seu contabilista deve ser a proximidade e agilidade.

O seu contabilista deve antecipar-se e notificá-lo das diversas alterações legislativas entre outras alterações significativas que impactam a performance da sua empresa.

Deve ser exigente com o seu contabilista, mas ele também o deve ser em relação a si.

Novo ano, novas regras para a contabilidade

O ano de 2019 ficará marcado pelas alterações nos procedimentos de prestação de contas e no cumprimento das obrigações fiscais.

Existirão igualmente mudanças nível da reestruturação do modo de preenchimento e subsequente submissão da IES/Declaração Anual de Informação Contabilística e Fiscal.

O que vai mudar…

Essas alterações prevêem a disponibilização de todos os registos contabilísticos para a Autoridade Tributária e Aduaneira mediante a submissão do ficheiro SAF-T.

O objetivo é o preenchimento do Anexo A e I da Informação Simplificada Empresarial (IES).

A sua empresa de contabilidade deve ser exigente (consigo)…

Fruto destas alterações, o envio do ficheiro SAF-T da contabilidade para a AT será efetuado imediatamente após as datas legais de aprovação de contas das empresas.

Existe portanto, a necessidade de obtenção de toda a documentação da contabilidade relacionada com a empresa atempadamente, por forma a permitir o seu tratamento contabilístico e inclusão dos registos no ficheiro a ser submetido.

Este procedimento obriga a que a sua empresa de contabilidade seja exigente, não só na otimização de processos, como também em relação à comunicação que mantém consigo.

Tais procedimentos originam uma melhor organização por parte dos serviços prestados às empresas a nível do acompanhamento contabilístico.

O seu gabinete de contabilidade também pode a ajudar a melhorar a eficiência da sua empresa

Ou seja, quanto mais célere é na entrega dos documentos da sua contabilidade, mais rapidamente é feito o tratamento contabilístico, serviços de reconciliação e demais responsabilidades legais.

Consequentemente, mais rapidamente consegue ter nas suas mãos relatórios mensais que reflitam o desempenho da sua empresa e que sirvam de apoio aos seus processos de decisão bem como um melhor planeamento fiscal.

Concluindo, será tão mais fácil cumprir esta obrigatoriedade imposta, como para si pressupõe o cumprimento das boas práticas de gestão e consequentemente das obrigações para com a Autoridade Tributária.

O ADN da sua empresa: evite o pagamento de coimas

Deverá entregar toda a documentação contabilística até ao dia 10 do mês seguinte a que a mesma disser respeito.

Extratos bancários, faturas de compra, SAF-T de vendas, folhas de caixa, justificativos de folhas de deslocações de funcionários e respetivas despesas, etc.

Na falta de entrega da documentação até à data acima apresentada, não poderá ser garantido o cumprimento dos registos contabilísticos dentro do prazo legal (90 dias).

Tal incumprimento origina a potencial aplicação de coimas por parte da AT.

Adicionalmente, estas obrigações vão originar que a AT tenha acesso a todos os movimentos da sua contabilidade através do SAF-T.

Por exemplo, movimento bancário, margens do negócio, lista de clientes e fornecedores, etc.

A falta do envio desta informação poderá originar coimas pelas quais será responsabilizado.

 

Considerações Finais

A relação com a sua empresa de contabilidade deve-se pautar por uma proximidade que lhe permita estar conhecedor de todas as alterações legislativas que ocorram e que possam afetar a sua empresa.

A sua documentação da contabilidade deverá ser entregue até ao dia 10 de cada mês. Ao fazê-lo, está a potenciar a prestação de um melhor serviço para si e para a sua empresa.

Considere sempre a prestação de serviços contabilísticos diferenciados e que de facto entregam valor aos gestores, que o ajudam a gerir melhor a sua empresa, a planear e a gerir orçamentos, potenciando crescimento e o apoio essencial na vertente estratégica da sua empresa.

by:
0 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar