fbpx
rcr contabilidade covid 19

A contabilidade como (deve) funcionar – Foco no Cliente

Estas são umas breves notas sobre o trabalho da RCR Contabilidade junto dos seus clientes durante o Covid-19. Importa referir que esta é a visão de um não contabilista.

Para nós a contabilidade “old fashion” já era! Pensávamos assim antes Covid-19 e mantemos a convicção que esta forma de pensar contabilidade é para manter.

Acreditamos que trabalhamos a contabilidade de forma diferente. Não digo com isto que é o melhor serviço de contabilidade, mas que conseguimos que seja diferenciado, sim! Sem dúvida.

A prova é que estamos mais próximos que nunca dos nossos clientes.

 

Porquê que a contabilidade consegue ser tão importante para as empresas

Desde que os nossos clientes começaram a sofrer redução drástica das suas atividades, ou encerrando mesmo, que optamos por não nos esconder atrás daquilo que é mais “tradicional” da contabilidade (contabilidade propriamente dita, salários e impostos) e partimos para a luta!

Verdade seja dita, com as medidas apresentadas do ponto de vista fiscal e passando todo o processo de layoff simplificado pelas mãos dos contabilistas certificados, nem poderia ser de outra maneira.

O aspeto chave foi a antecipação.

 

1º Passo

Amenizar pânico e começar a organizar contactos que iam começando a chegar com mais frequência ao nosso escritório sobre as medidas de apoio às empresas.

E como conseguimos atenuar pânico que ia sendo gerado? Com uma boa base informativa e diálogo. Apesar de diariamente as notícias surgirem a um ritmo acelerado, mantivemos o fluxo de informação e fomos definimos estratégias de atuação.

2º Passo

Consultar todos os nossos clientes. Esta iniciativa partiu por solicitar-lhes rapidamente ponto de situação sobre a real situação das suas empresas e áreas sensíveis.

Mais uma vez reforçamos a nossa visão sobre a contabilidade. O contabilista como um verdadeiro parceiro estratégico para os clientes.

 

3º Passo

Fizemos chegar aos nossos clientes, um plano de ação individualizado e adequado à realidade de cada empresa, para que cada empresário tomasse real conhecimento de como poderia agir e tomasse as devidas medidas em conjunto connosco!

O nosso plano de ação focou-se em 4 áreas (sem grande “rocket science“ acerca das áreas a intervir):

  • Laboral;
  • Lay off Simplificado;
  • Fiscal;
  • Apoio Tesouraria;

Com esta medida, demos um sentido accionável “às coisas”, proporcionando aos nossos clientes tempo e calma para agirem com antecipação.

 

Considerações Finais

Estamos certos que apenas com mais conhecimento dos nossos clientes conseguimos dar as respostas adequadas. Esta é uma altura para olhar pelos nossos e achamos que estamos a fazer a nossa parte.

Passado mês e meio desde que a atividade dos nossos clientes abrandou consideravelmente, continuamos a cumprir com a nossa obrigação – serviços de contabilidade com qualidade – e mantemo-nos próximos dos nossos clientes.

Se muitas vezes questiona qual a finalidade da contabilidade… contabilidade também é isto, estar próximo da gestão das empresas.

 

Mantemos as rotinas normais ao nível da contabilidade, processamento de salários (já refletindo o impacto do layoff nas empresas) e acima de tudo, o cumprimento fiscal (considerando as medidas de prorrogação de prazos) e das responsabilidades inerentes.

A base informativa contínua mantém-se, fazemos o apoio e aconselhamento ao negócio (diagnóstico/reestruturação), esperando contribuir para que os nossos clientes superem os desafios que as suas empresas enfrentam nestes tempos difíceis de pandemia Covid-19.

Para mim, não contabilista, o aspeto chave é mesmo este: contabilidade e gestão lado a lado (e não pode ser só em tempos de Covid-19).

Você, enquanto empresário e dono de uma empresa, este aspeto entre outros, não será sempre de valorizar?

 

Quem é a RCR Contabilidade

O nosso escritório de contabilidade situa-se em Matosinhos. Temos mais de 25 anos de experiência no apoio a pequenas e médias empresas.

Para nós o fator geográfico não é impedimento para acompanharmos a gestão das empresas de perto. Sabemos que privilegia um escritório de contabilidade próximo, e por isso mesmo, o nosso conceito de “proximidade” revela-se ao nível da experiência que proporcionamos aos nossos clientes em relacionar-se com a sua própria contabilidade. Temos as ferramentas de trabalho certas e elas estão ao seu dispor.

 

by:
6 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar6