fbpx
novas datas pagamento IVA

A partir de 1 de Outubro, há novas datas e limites para pagamento do IVA

Para a sua empresa o que muda? Na prática, passa a existir novas datas para pagamento do IVA. Tem agora mais 5 dias para efetuar o pagamento do IVA.

Independentemente de estar enquadrado no regime de IVA mensal ou trimestral, passará a ter uma data para pagamento do imposto mais alargado. Passa a ter 5 dias, desde a data de entrega da declaração e respetiva data de pagamento, para que não haja pressões desnecessárias com o pagamento no “limite”, nem multas devido a atrasos com o pagamento.

Se está inserido no regime mensal do IVA…

Para si, que está abrangido pelo regime mensal, poderá efetuar o pagamento do imposto até ao dia 15 de cada mês.

Exemplo: Entrega da declaração periódica referente ao mês de agosto até dia 10 de outubro e respetivo pagamento até dia 15 desse mesmo mês

“As datas limites para entrega das declarações mensais mantêm-se inalteradas, ou seja, até ao dia 10 de cada mês.”

Se está inserido no regime trimestral do IVA…

Se, optou pelo regime trimestral, tenha em mente que a nova data limite de pagamento é até ao dia 20 do segundo mês seguinte ao trimestre em causa.

Exemplo: Entrega da declaração periódica referente ao terceiro trimestre até 15 de novembro e respetivo pagamento até dia 20 de novembro.

“As datas limites para entrega das declarações trimestrais mantêm-se inalteradas, isto é, até dia 15 de fevereiro, maio, agosto e novembro.”

Implicações para a sua empresa: o que muda

Atualmente, o prazo de entrega da declaração é o mesmo em que o pagamento tem de ser feito.

A partir de outubro passará a contar com 5 dias “extra” para efetuar o respetivo pagamento.

Independentemente de as alterações parecerem pouco relevantes, na prática as alterações refletem-se num prazo mais alargado para efetuar o pagamento.

Em resumo, possibilita mais planeamento e o eliminar de pressões de última hora com datas in extremis para efetuar pagamentos e, em alguns casos, multas que poderiam ser evitadas.

Do ponto de vista fiscal, a sua empresa de contabilidade deve ir ao encontro daquilo que você valoriza. Todos os aspetos fiscais têm impacto na tesouraria da sua empresa. É portanto importante, que haja um planeamento atempado para que nunca haja situações de stress na sua tesouraria.

by:
19 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar19