programa avançar

Apoios às Empresas com incentivos à contratação de jovens qualificados

O programa avançar visa apoiar as empresas através da atribuição de incentivos à contratação de jovens qualificados.

Aplicam-se benefícios para as entidades empregadoras, combinando apoios financeiros à contratação e o apoio financeiro ao pagamento de contribuições para a segurança social das empresas.

Além do apoio às empresas, este contempla também a atribuição de uma bolsa mensal aos jovens pelo período de um ano.

Vejamos com detalhe os critérios de elegibilidade e os apoios concedidos.

 

A quem se destina o Programa Avançar

O Avançar é um programa de incentivos à contratação sem termo de jovens qualificados.

Jovens até aos 35 anos com contratos permanentes e salários de no mínimo 1330 euros.

Deverão ter habilitações de nível pós-secundário com curso técnico profissional, licenciatura, mestrado ou doutoramento, inscritos no IEFP como desempregados ou à procura do primeiro emprego.

Existe a atribuição de bolsa mensal de 150 euros para os jovens.

Estes têm direito a um apoio financeiro correspondente a 150 euros, durante o primeiro ano da vigência do contrato de trabalho apoiado, a pagar mensalmente e mediante transferência bancária pelo IEFP.

 

Apoio Financeiro à Contratação concedido às Empresas

A entidade empregadora tem direito a um apoio financeiro nos seguintes termos:

a) 18 vezes o valor do indexante dos apoios sociais (IAS) para as candidaturas apresentadas durante os anos de 2023 e 2024 – 8,6 mil euros e 12,4 mil euros;

Apoio às Empresas de 8 a 12 mil euros e desconto de 50% das contribuições durante 1 ano.

b) 12 vezes o valor do IAS, para as candidaturas apresentadas durante o ano de 2025 – 5,8 mil euros;

c) 10 vezes o valor do IAS, para as candidaturas apresentadas durante o ano de 2026 – 4,8 mil euros.

Existem ainda majorações previstas caso esteja em causa a contratação de jovem com deficiência e incapacidade (Mais 4,2 vezes o valor do IAS), criação de posto de trabalho localizado em território do interior (Mais 3 vezes o valor do IAS) ou até mesmo a contratação de jovem qualificado que esteja em situação de desemprego de longa duração (Mais 3 vezes o valor do IAS).

Ressalvar que as majorações não são cumuláveis entre si.

A entidade empregadora tem ainda direito a um apoio financeiro ao pagamento de contribuições para a segurança social, correspondente a metade do valor da contribuição para a segurança social a seu cargo, relativamente aos contratos de trabalho apoiados, durante o primeiro ano da sua vigência.

 

Quem é a RCR Contabilidade

Somos uma Empresa de Contabilidade que presta serviços a empresas há mais 30 anos. Contamos com +200 clientes espalhados por todo o País.

Conduzimos a relação com os nossos clientes de forma a apresentar uma proposta de valor e serviços setorizados pois acreditamos que, além de cada empresa ter as suas próprias exigências, cada setor de atividade merece um apoio especializado.

A nossa missão é clara: ser rigorosos e próximos da gestão das PMEs e Startups através do apoio constante da nossa equipa de Contabilistas Certificados.

 

Fonte: Folheto Informativo IEFP
Informação da responsabilidade de RCR Contabilidade
© Todos os direitos reservados à RCR LDA
O texto “Programa Avançar Incentivos à Contratação” é meramente informativo com critérios amplamente genéricos e não constitui nem dispensa a consulta ou apoio de profissionais especializados.

0 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar