fbpx

Que vantagens tem um restaurante em Serviços de Contabilidade especializados em Restauração?

Ou como pode uma confeitaria (ou uma padaria, bar, etc) beneficiar deste tipo de contabilidade?

Quando falamos em contabilidade especializada para restaurantes, levamos em conta toda a nossa experiência com os nossos clientes: desde os principais aspetos administrativos, passando pela vertente fiscal do negócio, até às necessidades de informação específicas para que tome sempre as melhores decisões para o seu restaurante.

Estar informado para gerir melhor! Conhecemos bem os condimentos necessários para que o seu negócio cresça!

Um serviço de contabilidade especializado para restaurantes é útil?

O acompanhamento que propomos dar ao seu restaurante permite-lhe prestar especial atenção ao seu negócio.

Deixe de parte qualquer preocupação no que diz respeito à contabilidade, processamento de salários, pagamentos de impostos e informação detalhada sobre a evolução do seu negócio.

Apostamos no acompanhamento contínuo, na análise e informação sobre a aplicação correta das diversas taxas de IVA da sua faturação, na otimização fiscal dos resultados da sua empresa e na segurança e controlo rigoroso no cumprimento fiscal, sem preocupações, incertezas ou esquecimentos para evitar o pagamento de multas.

Desejamos que a gestão de um restaurante ultrapasse o paradigma de “gerir somente pelo saldo de caixa”. Desejamos gestores e donos de restaurantes com uma visão global do seu próprio negócio.

É importante que, enquanto gestor, consiga antecipar o retorno do investimento no seu contabilista. Um contabilista que faz uso do poder da informação e das ferramentas de gestão na prestação dos seus serviços, devem ir muito além dos lançamentos contabilísticos e do típico cumprimento das obrigações fiscais.

O seu contabilista é (ou deve ser) um parceiro estratégico no seu negócio.

Confira aspetos chave que deve valorizar na prestação de serviços ao seu restaurante:
Como referi anteriormente, estar (bem) informado é realmente o ingrediente chave para gerir melhor a sua empresa. “Utilizar a contabilidade como uma ferramenta de gestão”. Já alguma vez refletiu na verdadeira extensão desta afirmação?

Pois bem, para nós a informação contabilística é o verdadeiro móbil para que tenha todas as condições necessárias para gerir (bem) a sua empresa. Sem informação contabilística atempada, não há planeamento, sem planeamento, há decisões erráticas, ou pelo menos, tende a aumentar a probabilidade de nem sempre decidir da melhor maneira.

Ora, se o tratamento contabilístico e consequente informação gerada é um ativo de enorme valor para si, parece lógico que este serviço seja igualmente valorizado por si. Vamos então analisar os impactos positivos em ser exigente com o com o seu contabilista e ele retribuir esse nível de exigência no serviço prestado:

O que deve exigir do seu contabilista?

Enquanto empresa prestadora de serviços de contabilidade, estamos convictos que se tivermos um acompanhamento próximo ao seu negócio, iremos constatar rapidamente o atraso que teve na entrega dos documentos contabilísticos do seu restaurante.

Ao atuar de imediato, faz com que nos entregue prontamente todos os documentos necessários para fazermos o nosso trabalho. Agora constate os grandes benefícios deste atributo chave - A proximidade com o seu negócio:

1) A entrega atempada dos documentos contabilísticos irá permitir que façamos o nosso trabalho rapidamente;
2) Consequentemente, findo o tratamento contabilístico e elaboração dos relatórios de gestão, terá nas suas mãos informação atempada dos resultados e desempenho da sua empresa;
3) Poderá desta forma planear da melhor maneira o impacto que as suas responsabilidades para com a Autoridade Tributária, Segurança Social e Outros Organismos terão na sua tesouraria;
4) Pode tomar melhores decisões num contexto global de gestão do seu restaurante.

Com as inúmeras preocupações que já tem com o seu restaurante, desde a cozinha, gestão de pessoas, fidelizar clientes e elevar o padrão de qualidade do seu restaurante, quer mesmo ter mais uma preocupação? Preocupe-se com a gestão do seu restaurante, o seu contabilista deve tratar de tudo o resto

  • É importante que olhe para o seu contabilista como alguém que não presta somente serviços de contabilidade. É o seu aliado na gestão do negócio.
  • Conhecemos de perto o setor da restauração e sabemos exatamente as áreas onde atuar. A vertente fiscal é algo muito importante para a sua atividade. Analisamos continuamente e informamos sobre a aplicação correta das diversas taxas de IVA da sua faturação, uma realidade usual no seu sector.
  • Para que não perca tempo desnecessariamente, sempre que necessitar de disponibilizar informação contabilística ao seu banco, disponibilizamos uma plataforma online onde poderá aceder a toda a sua informação da contabilidade sem ter que recorrer ao seu contabilista.
  • Gosta de ser informado, mas por vezes os mapas informativos podem ser complexos. Fornecemos resultados mensais através de mapas intuitivos, simples e de fácil análise com especial relevo às margens de comercialização (vendas/compras) do seu negócio. Informação em tempo útil, o que potencia a tomada das melhores decisões para o seu restaurante.
  • Alguma vez, por lapso, se atrasou no pagamento das suas responsabilidades fiscais? Dispomos do serviço de alerta por SMS, para que se possa concentrar na gestão do seu restaurante e deixar as preocupações fiscais para segundo plano.

 

Quanto custa um contabilista para o seu restaurante?

Os valores cobrados por um escritório de contabilidade especializado em Restaurantes podem variar de acordo com os serviços solicitados. Embora seja importante fazer a recolha de informação de diversos prestadores de serviços de contabilidade, não é recomendável contratar um profissional apenas por oferecer um serviço mais barato.

Lembre-se, precisa de um profissional que o acompanhe nas mais complexas exigências e necessidades do seu restaurante. Desde a vertente de planeamento e orçamento, passando pela contabilidade, apoio fiscal, vertente estratégica de negócio e controlo de gestão.

É fundamental que percecione a qualidade do seu contabilista, encontrando um profissional qualificado para corresponder às suas solicitações.

 

A contabilidade para restaurantes é o pilar para um modelo de gestão sólido e profissional do seu restaurante.

Muitas vezes a contabilidade é subestimada pelos gestores. Infelizmente acaba por ser vista como uma obrigação por parte das empresas, quando na verdade, se pretende melhorar a gestão do seu restaurante, a base de trabalho é e será sempre a sua contabilidade.

A contabilidade não se limita apenas em apresentar informação económica e financeira histórica do seu restaurante. Os valores expressos nos relatórios mensais que lhe devem ser entregues atempadamente, permitem-lhe acautelar sobre determinados eventos futuros.
O setor da restauração, em tempos um setor pouco avesso à mudança no modelo de gestão, pela típica génese de negócio (familiar) e outros fatores inerentes aos próprios donos dos restaurantes, sempre se guiou em termos de análise da saúde da gestão do seu restaurante, polo saldo de caixa. É positivo, estamos no bom caminho! É negativo… nem sempre é percetível onde estamos a falhar!

Importa virar a página e focarmo-nos com mais assertividade nos aspetos críticos do seu negócio.

Algumas perguntas (desconfortáveis):

1. Costuma fazer o planeamento e orçamento anual do seu restaurante?

A gestão orçamental, isto é, a elaboração do orçamento e controlo mensal da sua evolução pode ser o primeiro passo para uma gestão mais eficiente do seu restaurante.
Seguramente que pode questionar: nunca elaborei qualquer orçamento e mesmo assim sempre tive sucesso!

E melhorar continuamente? Não acredita que pode haver lugar a que o desempenho do seu restaurante possa ser continuamente melhorado e controlado? O controlo orçamental deve ser visto como algo imprescindível e deve funcionar como uma ferramenta de gestão de apoio às suas decisões.

É evidente a importância do controlo orçamental nas empresas. Apenas controlando, analisando o desempenho do seu restaurante em várias etapas, é possível aferir o real desempenho do mesmo a diversos níveis, financeiros e económicos.

A possibilidade de controlar e acompanhar de perto o seu restaurante através de relatórios completos e reuniões mensais, permite identificar as principais métricas que estão fora das suas previsões iniciais atuando (análise de desvios), tomando medidas corretivas.

2. Quais as ferramentas de gestão que tem ao seu dispor para gerir o seu negócio?

Um dos grandes desafios para quem gere um restaurante é implementar ferramentas de gestão. Uma boa cozinha conquista clientes, mas é um forte entendimento do seu negócio e uma boa relação com os números que lhe vai garantir a longevidade do seu negócio.
O nível de atuação pode ser diverso: desde a gestão da sua tesouraria, fazendo o devido planeamento e respetivo controlo; passando pelo planeamento e orçamento geral da sua empresa; atuando ao nível da aplicação de medidas corretivas no desempenho dos seus colaboradores; do próprio controlo de gestão... enfim, uma série de áreas que merecem a sua atenção e cuja a monitorização vai muito além da gestão por intuição.

3. Obtém relatórios de gestão atualizados sobre o desempenho da sua atividade?

Receber informação atempada sobre a evolução do seu restaurante permite-lhe planear e ponderar bem as suas decisões. Estes relatórios de gestão, devem estar adequados às suas necessidades de informação e forma de interpretar os resultados.

Como referi anteriormente, gerir somente pela análise da evolução do caixa, já há muito deixou de ser desejável. É necessário um sentido crítico e acionável sempre que determinadas variáveis de desempenho estejam aquém do desejado. Pequenos ajustes podem implicar melhorias a nível da rentabilidade do seu restaurante.

Considerações Finais

Acreditamos que se tornou dono de um restaurante por vocação e gosto e não propriamente por ser um especialista em interpretar relatórios de gestão, estar 100% entrosado em matérias fiscais ou contabilísticas.

Existem inúmeros aspetos para os quais já canaliza a sua exclusiva atenção – gerir pessoas, o cumprimento constante de regras do seu setor, gestão de fornecedores, fidelizar clientes, manter a sua marca com os níveis de qualidade que deseja.

Todos estes aspetos, que são cruciais para o sucesso do seu restaurante podem acabar por ofuscar a importância de manter uma gestão contabilística eficiente. Daí a importância do seu contabilista – a pessoa que irá permitir que você só pense no sucesso do seu restaurante, a pessoa que irá ajudá-lo a gerir o seu restaurante. Uma parceria de sucesso!

A si, enquanto gestor, compete-lhe ser parte interessada em melhorar continuamente a gestão do seu restaurante bem como em ir melhorando o seu entendimento sobre a saúde financeira e económica do seu negócio, encontrando formas de aumentar a sua rentabilidade.

A boa relação com o seu contabilista pode significar o sucesso ou fracasso do seu restaurante.

by:
14 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar14