O que é o Controlo Orçamental?
O Controlo Orçamental é um instrumento de excelência que permite aos gestores um controlo e planeamento eficaz do orçamento da sua empresa.
O que fazemos?
O Serviço de Controlo Orçamental é uma abordagem complementar e de valor acrescentado à "base" dos Serviços de Contabilidade.
Apoiamos a sua empresa no Planeamento e Gestão Orçamental e respetiva Análise de Desvios.
A gestão orçamental, ou seja, a elaboração do orçamento, monitorização mensal e respetiva análise de desvios – o chamado Controlo Orçamental – deve ser visto como algo imprescindível e deve funcionar como uma ferramenta de gestão de apoio às suas decisões.
É evidente a importância do controlo orçamental das empresas.
Apenas monitorizando e analisando o desempenho da empresa em várias etapas, é possível aferir o real desempenho da mesma a diversos níveis, financeiros e económicos.
Com o Serviço de Controlo Orçamental tem a possibilidade de monitorizar e acompanhar de perto a sua empresa através de relatórios completos e reuniões mensais, permitindo identificar as principais métricas que estão fora das previsões iniciais e atuando tomando medidas corretivas.
Componentes
Orçamento Anual
Acompanhamos a elaboração detalhada do Orçamento Anual da sua empresa.
Indicadores (KPIs)
Avaliamos a performance apresentando os principais indicadores económicos e financeiros da empresa.
Previsão vs Real
Executamos o controlo mensal das suas contas e identificamos os desvios e causas de origem.
Cenários
Criação de cenários através da análise de sensibilidade das principais variáveis do orçamento.
Benefícios
Obrigatoriedade de planeamento a curto, médio e a longo prazo, na medida em que pensa realmente no futuro da empresa através da criação de objetivos.
A elaboração de orçamentos constitui um fator estratégico e diferenciador na gestão das empresas.
A definição da estratégia baseada nos recursos da empresa, análise de concorrência e exigências de mercado vão permitir a elaboração de orçamentos assertivos.
Construção de modelo para avaliar periodicamente o desempenho.
Comparar a performance real com os pressupostos previsionais é a melhor forma de analisar se a evolução da empresa está a ser satisfatória.