O que é o Controlo Orçamental?

O Controlo Orçamental é um instrumento de excelência que permite aos gestores um controlo e planeamento eficaz do orçamento da sua empresa.

O que fazemos?

Apoiamos a sua empresa no Planeamento e Gestão Orçamental e respetiva Análise de Desvios.

A gestão orçamental, isto é, a elaboração do orçamento, monitorização mensal e respetiva análise de desvios da sua empresa – o chamado controlo orçamental – deve ser visto como algo imprescindível e deve funcionar como uma ferramenta de gestão de apoio às suas decisões.

É evidente a importância do controlo orçamental das empresas.

Apenas monitorizando, analisando o desempenho da empresa em várias etapas, é possível aferir o real desempenho da mesma a diversos níveis, financeiros e económicos.

A possibilidade de monitorizar e acompanhar de perto a sua empresa através de relatórios completos e reuniões mensais, permite identificar as principais métricas que estão fora das nossas previsões iniciais atuando, tomando medidas corretivas.

Componentes

O seu Orçamento Anual

Preparamos (ou colaboramos) na elaboração detalhada do Orçamento Anual da sua empresa.

Monitorização de Performance (KPIs)

Apresentamos os principais indicadores económicos e financeiros das suas projeções vs. resultados reais.

Dados Previsionais
vs Reais

Executamos o controlo mensal das suas contas e identificamos os desvios e causas de origem.

Análise de Sensibilidade

Elaboração de cenários através da análise de sensibilidade das principais variáveis dos orçamentos.

Benefícios

PLANEAMENTO

Obrigatoriedade de planeamento a curto/médio e a longo prazo: Pensar realmente no futuro da empresa: criação de objetivos. A elaboração de orçamentos constitui um fator de sobrevivência da empresa a médio/longo prazo.

PENSAMENTO ESTRATÉGICO

Pensar estratégico: Definição de estratégia baseada nos recursos da empresa, análise de concorrência e exigências de mercado vão permitir a elaboração de orçamentos assertivos.

MODELOS DE DESEMPENHO

Construção de modelo para avaliar desempenho: Comparar o desempenho atual com o previsto é a melhor maneira de analisar se a evolução da empresa está a ser satisfatória.