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controlo de gestão nas empresas

Porque deve ser implementado um sistema de controlo de gestão nas empresas

Um sistema integrado de informação de controlo de gestão nas empresas deve ser transversal a toda a organização. Desde a simples recolha de dados até ao planeamento e pensar estratégico.

Mais informação sobre o seu negócio para gerir melhor!

Muitas vezes a gestão é referida como sendo a soma de todas as atividades de decisão que têm lugar numa organização. Consequentemente, gerir é escolher as melhores ações a tomar, mas para isto são necessárias informações das mais variadas naturezas.

A monitorização tem duas vertentes:

  • Vigilância, detetar o que está bem ou não;
  • Autoridade ou Domínio, a capacidade de poder agir;

 

A aplicabilidade do Controlo de Gestão

O Controlo de Gestão é um conjunto de métodos para recolher informação e usá-la posteriormente com o intuito de monitorizar e exercer um domínio sobre a evolução da organização.

Este controlo deve ser exercido em todos os níveis da empresa, tratando-se de um novo paradigma que pode definir uma empresa – “orientação para análise de dados”.

Uma variável que é peça chave em todo este processo é a informação. É a informação recolhida no interior da empresa que permite comparar o estado dos indicadores atuais, como custos, vendas, ou outros indicadores económicos e financeiros, com as metas previstas e dados históricos.

São as metas relevantes que devem ser previamente definidos pela gestão de topo.

Um dos desafio que se colocam às empresas é transformar dados em informação de qualidade para melhorar tomadas de decisão.

Se a diferença entre as previsões e dados históricos comparativamente com os indicadores atuais for significativa, será necessário tomar medidas corretivas.

Para haver este tipo de comportamentos, é indispensável que exista um modo eficaz e rápido para informar os responsáveis para que sejam tomadas as respetivas ações.

A rapidez é um fator essencial em qualquer sistema de controlo de gestão nas empresas, dispensando-se, portanto, qualquer comportamento permissivo, sem qualquer medida.

Tomar observações parciais e com elas tirar conclusões para um todo, permite corrigir o que muito provavelmente está mal num espaço de tempo ainda mais reduzido.

Para que este tipo de ações aconteça em “tempo real”, é necessário a definição de responsáveis para cada área da empresa.

Este sistema deverá ser compreensível (fácil de entender e difundir) e aceitável (os critérios devem ser realistas).

Pode-se então, referir algumas regras básicas para a implementação de um sistema de controlo de gestão numa organização:

  1. Definir os indicadores relevantes a cada área da empresa;
  2. Escolher os responsáveis que terão que responder pelos desvios;
  3. Definir (de forma realista) quais os valores de comparação e os desvios aceitáveis;
  4. Estabelecer um meio de informar rapidamente o responsável para que ele possa atuar.

 

Considerações Finais

Um sistema eficiente de controlo de gestão nas empresas pode facilitar e melhorar os processos de tomada de decisão. A aplicabilidade de melhores práticas de gestão dependem essencialmente da estratégia, dos objetivos operacionais, das preocupações relativas ao negócio e dos aspetos que merecem uma monitorização mais atenta, variando por isso, de empresa para empresa.

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É fundamental a tomada de consciência por parte dos gestores que a determinada altura, no decorrer do aumento da complexidade e sofisticação do negócio, outras práticas devem ser adotadas, e os processos de tomada de decisão serem feitos com outra propriedade. Ou seja, indiscutivelmente num contexto de melhor informação.

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