fbpx

O que é o Controlo de Gestão para empresas?

Um sistema integrado de informação de controlo de gestão é um processo que deve atravessar toda a empresa, desde a simples recolha de dados até ao planeamento estratégico.

Cada vez mais a informação é um fator chave para o sucesso de qualquer empresa. No entanto, sendo ela cada vez mais abundante, a problemática que surge é: quais as melhores práticas a aplicar no tratamento de dados?

Um sistema integrado de informação de controlo de gestão, é um conjunto de métodos, técnicas e ferramentas que visam resolver este problema. Trata-se de propor um meio para a recolha e análise coerente da grande quantidade de dados gerados todos os dias no ambiente da empresa.

A elaboração de relatórios de gestão direccionados para o “topo” da empresa é apenas um aspeto a ter em conta, já que o controlo deve estender-se a toda a empresa. Apesar de uma das características do controlo ser o “domínio”, o controlo de gestão não deve ser entendido como a capacidade de impor regras coercivas à organização, mas como um meio para detetar – com a maior brevidade possível – qualquer anomalia no funcionamento da empresa para que se possa agir imediatamente, aplicando medidas corretivas.

Benefícios para as empresas

Existem alguns aspetos a ter em conta quando se toma decisões estratégicas no que diz respeito a mudanças de práticas de gestão numa empresa. Um sistema eficiente de controlo de gestão deve:

  • Estimular os gestores;
  • Enriquecer as suas decisões;
  • Dar-lhes apoio na análise dos resultados e na preparação dos planos.

O controlo de gestão pode ser exercido de variadas formas numa organização, mas importa refletir no quão importante é não deixar nenhuma área da empresa de forma deste âmbito: stocks, produção, vendas, etc não podem, nem devem deixar de ser monitorizadas consistentemente. Contudo, para que se possa monitorizar (controlar) é necessário poder comparar (benchmark). É aqui que entram as noções indissociáveis do sistema de controlo, planeamento, previsões e orçamento – Quem é responsável (responsabilização)?

Confira as características de um Controlo de Gestão eficaz:

  • Definir os indicadores relevantes a cada área da empresa;
  • Escolher os responsáveis que terão que responder pelos desvios;
  • Definir (de forma realista) quais os valores de comparação e os desvios aceitáveis;
  • Estabelecer um meio de informar rapidamente o responsável para que ele possa atuar.

 

Considerações Finais

Concluindo, implementar um sistema de controlo de gestão é um processo árduo, nem sempre rápido, que abala toda a estrutura da organização e que encontrará, quase de certeza, resistências. Apesar disso, é algo que não pode deixar de ser feito de forma a dotar a empresa das condições necessárias para se superar consistentemente.

by:
0 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar