Controlo de Gestão – Para que serve e quais as vantagens para a sua Empresa.
Nesta publicação abordamos a relevância e benefícios do controlo de gestão nas empresas.
Primeiro, definimos o tema. Ou seja, “o que é” o Controlo de Gestão. De seguida, abordamos qual a aplicabilidade na sua empresa e claro, por último, quais as vantagens que a sua empresa poderá obter com a implementação de um sistema eficaz e eficiente de Controlo de Gestão.
Analisaremos ainda o papel preponderante que o Controlo de Gestão assume na forma como todos os recursos da sua empresa são obtidos e utilizados para o cumprimento dos seus objetivos organizacionais, otimizando a performance e a produtividade da sua empresa.
Um tópico que não vamos abordar é como seus Serviços de Contabilidade podem acrescentar valor nesta área. Contudo, sem dúvida que o seu contabilista certificado pode ser um parceiro estratégico no apoio à gestão do negócio.
O que é o Controlo de Gestão?
Sabemos que a realidade empresarial atual, com a competitividade acrescida, marcada pela globalização dos mercados e a rápida evolução tecnológica, coloca frequentemente novos e complexos problemas na gestão da sua empresa.
No sentido em que a eficácia está essencialmente relacionada com o cumprimento das metas e objetivos da sua organização, o controlo de gestão e a eficácia organizacional acabam por se encontrar interligados.
A palavra “controlo” pode ser interpretada de diversas maneiras, de acordo com os diferentes contextos. Mas podemos aqui referir que controlo significa direção, tratando-se da função que assegura que o trabalho está a ser realizado para atender ao seu objetivo original.
O controlo é o processo que assegura que as atividades da sua empresa estão conforme o plano e que os objetivos são atingidos.
Desta forma, se não forem definidos objetivos e planos para os atingir, não poderá existir controlo. Ou seja, o controlo conjuntamente com o planeamento, organização e direção, permitem o exercício da Gestão da sua empresa.
Por isso, o processo de controlo de gestão, numa empresa, engloba a fixação de objetivos, planeamento e acompanhamento dos resultados.
Podemos ainda aqui referir a diferença entre controlo estratégico e controlo de gestão:
- O controlo estratégico tem um foco externo. Trata-se de saber como uma empresa, com os seus pontos fortes e fracos e as suas limitações, poderá competir com os seus concorrentes.
- Por seu lado, o controlo de gestão é bastante abrangente e baseia-se em conceitos de estratégia, comportamento organizacional e contabilidade de gestão.
O serviços de contabilidade devem assumir um papel muito ativo na gestão da sua empresa.
Para que serve o controlo de gestão nas empresas?
Os benefícios do controlo de gestão assumem-se pela preponderância e extrema utilidade para as empresas, pois permite apoiar no planeamento, integração, coordenação e controlo das atividades do negócio.
8 princípios básicos do Controlo de Gestão (citados por Jordan, Neves e Rodrigues):
- Os instrumentos de controlo de gestão consideram os objetivos de natureza financeira e não financeira;
- Descentralização, delegação e responsabilização;
- Convergência dos objetivos individuais com os objetivos estratégicos da organização;
- Os instrumentos de controlo de gestão devem funcionar como catalisadores da ação e não se resumirem a meros documentos ou burocracia;
- O horizonte é fundamentalmente o futuro e não apenas o passado;
- Atua primordialmente sobre as pessoas, influenciando os seus comportamentos e menos sobre os números;
- Engloba um sistema de incentivos e sanções;
- Os atores de primeira linha são muito mais os operacionais do que os “Controllers”.
Com o controlo de gestão, a obtenção da eficácia da tomada de decisões da sua empresa pode ser facilitada pela existência de multidisciplinariedade, coordenação, integração e monitorização de processos, com a escolha dos responsáveis que terão que responder pelos desvios detetados, visando a prossecução do seu objetivo final.
Um sistema integrado de informação de controlo de gestão é um processo que deve atravessar transversalmente a sua empresa, desde a simples recolha de dados até ao planeamento estratégico.
O controlo de gestão pode ser exercido de variadas formas numa organização, mas será importante a reflexão de como é vital não deixar nenhuma área da sua empresa fora deste âmbito, sejam as vendas, a produção, os stocks, bem como todas as outras áreas que devem ser de forma consistente monitorizadas.
Para que a monitorização seja possível é necessário poder comparar. Isto é, o benchmarking traduz-se num processo através do qual observa-se, aprende-se e melhora-se, podendo ser aplicado em qualquer área de atividade organizacional, desde o desenvolvimento estratégico, ao serviço do cliente e à sua satisfação, passando pelas operações.
Quais as vantagens para a sua empresa
Em termos gerais, o controlo desenvolve-se tradicionalmente em três etapas:
- Estabelecimento de um padrão, meta ou alvo;
- Comparação do desempenho real com o padrão estabelecido;
- Implementação de eventuais ações corretivas.
Analisaremos então, possíveis vantagens e benefícios que o controlo de gestão oferece, permitindo assim a prossecução dos objetivos da sua empresa:
- Com um controlo de gestão poderá otimizar a performance e a produtividade da sua empresa;
- Com um controlo de gestão eficaz poderá, sem dúvida, monitorizar e melhorar os seus indicadores quer económicos quer financeiros;
- Melhoria da monitorização dos principais indicadores de desempenho (KPI´s);
- Elaboração de um modelo de planeamento e controlo de gestão simples, permitirá alertar os empresários não só para os problemas da sua empresa mas de igual forma para a sua resolução;
- Acompanhamento dos objetivos delineados e a análise de desvios, irá permitir não só o seu controlo mas também a tomada de decisões e ações em tempo útil;
- Preparação detalhada do controlo orçamental da sua empresa e monitorização periódica, permitirá a identificação de desvios das suas contas e a compreensão das causas que os originaram.
Considerações Finais
O papel do controlo de gestão nas empresas é zelar pelo bom desempenho, coordenando as sinergias existentes entre as diversas áreas com vista a um maior grau de eficácia empresarial.
Por vezes as empresas podem sentir algumas dificuldades em operacionalizar um controlo de gestão assertivo, à medida das suas reais necessidades. Quando assim é, fale com o seu gabinete de contabilidade para ser seu aliado.
Primeiro porque a base de um eficiente controlo de gestão é a informação produzida pela contabilidade. Segundo, é a oportunidade certa para o seu contabilista estar mais próximo da gestão da sua empresa. Por último, terá um papel determinante pela quantidade de informação que disponibilizará para o auxiliar nos seus processos de decisão.
Em suma, dar-lhe condições para gerir melhor a sua empresa!