fbpx
A importância do Controlo Orçamental

Saiba quais os benefícios e como atuar! Melhore o controlo orçamental da sua empresa.

A gestão orçamental, isto é, a elaboração do orçamento, monitorização mensal e respetiva análise de desvios da sua empresa – o chamado Controlo Orçamental – deve ser visto como algo imprescindível e deve funcionar como uma ferramenta de gestão de apoio às suas decisões.

O controlo orçamental deve ser visto como uma ferramenta de apoio às suas decisões.

A gestão orçamental, parte integrante do controlo de gestão de uma empresa, é um instrumento de excelência que permite aos gestores um controlo de gestão eficaz.

A elaboração de um orçamento de uma empresa é importante? Melhora resultados a nível da gestão da empresa? Absolutamente, SIM!

Benefícios do Controlo Orçamental

Obrigatoriedade de Planeamento a curto/médio e longo prazo
Pensar realmente no futuro da empresa: criação de objetivos. A elaboração de orçamentos constitui um fator de sobrevivência da empresa a médio/longo prazo.

Pensar Estratégico
Definição de estratégia baseada nos recursos da empresa, análise de concorrência e exigências de mercado vão permitir a elaboração de orçamentos assertivos.

Construção de Modelo para avaliar desempenho
Comparar o desempenho atual com o previsto é a melhor maneira de analisar se a evolução da empresa está a ser satisfatória.

Ferramenta de Suporte à Decisão de Topo
Uma vez que fechado o orçamento, os gestores estarão mais aptos para perceber e apoiar a realização dos objetivos delineados.

 

Como atuar?

  • Elaboração de Orçamento Anual: Prepare ou colabore na elaboração detalhada do Orçamento Anual da sua empresa.
  • Estimativa de dados previsionais e comparação com valores reais: Execute o controlo mensal de todas as suas contas e identifique respetivos desvios e causas que os originaram.
  • Monitorização dos seus principais indicadores de gestão (KPI´s): Analise os principais indicadores económicos e financeiros das suas projeções vs. resultados reais.
  • Análise de Sensibilidade: Apresente os diversos cenários através da análise de sensibilidade das principais variáveis do(s) orçamento(s) da sua empresa.
  • Elaboração de Relatórios de Gestão: Tenha nas suas mãos relatórios da análise da situação económica e financeira das projeções e resultados reais.

 

Considerações Finais

É evidente a importância da gestão orçamental das empresas.

Apenas monitorizando, analisando o desempenho da empresa em várias etapas, é possível aferir o real desempenho da mesma a diversos níveis, financeiros e económicos.

A possibilidade de monitorizar a empresa de perto permite identificar as principais métricas que estão fora das nossas previsões iniciais atuando, tomando medidas corretivas.

by:
40 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar40