fbpx
gabinete de contabilidade

Gostava que a contabilidade tivesse um papel mais ativo na antecipação das suas necessidades?

É do conhecimento geral o que um gabinete de contabilidade faz. Tarefas de cariz transacional como a contabilidade, preparação de impostos, salários, etc.

Coisa chata certo? Já para não falar que a última coisa que você quer é envolver-se nestas rotinas. Por consequência, você encara a contabilidade como um custo.

Mas, e se o seu escritório de contabilidade pensasse continuamente em subir na cadeia de valor, cada vez mais focado no apoio ao seu negócio?

Talvez este aspeto fizesse despertar para a necessidade de (finalmente) contar com um parceiro estratégico para gerir a sua empresa – o seu contabilista certificado.

Explicamos como.

Não tem que olhar para a contabilidade como um serviço minimamente viável, que deve ser executado ao menor custo possível. Barato e bom há pouco quem.

Encontre um serviço com uma boa relação custo/investimento vs. benefício.

 

Portanto, pense realmente nas suas necessidades, vista o seu melhor fato de gestor da sua empresa e garanta que tem as ferramentas necessárias para gerir convenientemente a sua empresa.

A contabilidade é uma ferramenta de gestão para si.

 

Deixe cair a ideia que determinado preço da contabilidade pode inviabilizar o seu negócio – Muitas vezes somos confrontados com este argumento?!

As variáveis para inviabilizar o negócio estão do lado do gestor/empresário, não da contabilidade. Mais uma vez, um gabinete de contabilidade pode ajudar a gerir melhor a sua empresa.

Como? Simples, mais e melhor informação, com medidas que impactam positivamente a tesouraria da sua empresa.

Uma afirmação que ouvimos com alguma frequência sobre a contabilidade: “Está pouco focada em aspetos do futuro”. Na verdade, nem por isso.

Do nosso ponto de vista, enquanto gabinete de contabilidade, tarefas como o tratamento contabilístico, preparação de impostos, etc estão cada vez mais assistidas/automatizadas, garantindo que há mais tempo para acompanhar o cliente – Mais planeamento, mais informação, relatórios de gestão mais intuitivos, mais vertente consultiva, mais arquivo digital, mais contabilidade à distância, etc etc. Resumindo, mais serviço.

É inevitável, as empresas de contabilidade estão a melhorar as suas abordagens para com o cliente. Mas nem sempre as empresas percecionam valor nessa mudança. Mas não tem problema, há serviços de contabilidade à medida de qualquer empresa!

É importante que o seu serviço de contabilidade esteja ajustado às reais necessidades da sua empresa.

 

Esta é a nova forma de como organizar um gabinete de contabilidade – informação e uma boa experiência em relação ao serviço.

Genericamente os empresários assumem que precisam de mais apoio na gestão da empresa. É o seu caso?

 

Exija mais do seu gabinete de contabilidade

Antes de mais referir que quanto mais exigir do seu contabilista, mais ele vai ser exigente consigo. Mas isto não é necessariamente mau, eleva-se o patamar da qualidade de trabalho.

Mais/Melhor Informação

Já não chega entregar os relatórios de gestão em tempo útil apenas para cumprir calendário. Têm que ser de fácil interpretação e compreensão. À medida das suas necessidades de informação, os relatórios poderão sofrer alguma customização (melhoria da componente visual com dashboards com alguns indicadores chave, por exemplo) para melhor compreender a evolução da sua empresa.

Rigor Fiscal

Mais do que tratar dos seus impostos, é possibilitar-lhe um bom planeamento financeiro. Acabar com as notificações em cima da hora que criam stress à sua tesouraria.

Por norma, os empresários valorizam mais um contabilista orientado para vertente fiscal. Por exemplo, mais capacidade de antecipação no reporte de resultados e de impostos – mapa de apuramento de resultados (timing ago/set/out) e planeamento ao nível do IVA (rotinas mensais).

Serviço Flexível

Mesmo que continue a valorizar aspetos de serviço mais tradicionais, fique a saber que mesmo assim, pode começar a lidar com a sua contabilidade à distância.

Não precisa de sair do seu escritório para ir ao encontro do seu contabilista. Mantenha-se focado no seu negócio (o que realmente importa).

Contabilidade Setorizada

A longevidade e experiência do contabilista certificado em diversos setores de atividade permite-lhe funcionar como um conselheiro para o seu negócio. Mais uma vez, o seu contabilista tem que ser gerador de valor para a sua empresa.

Escalabilidade de Serviços

Longe vai o tempo onde as rotinas da contabilidade ficavam-se pelo básico. À medida que a sua empresa cresce, deve aumentar também as opções de serviços de valor acrescentado (gestão orçamental, controlo de gestão, contabilidade analítica, candidatura a sistemas de incentivo) que podem ser apresentados à sua empresa.

 

Como se deve relacionar com o seu gabinete de contabilidade

A sua empresa de contabilidade deve ver a tecnologia como alavanca de crescimento da qualidade do serviço prestado.

Em matérias fiscais e financeiros o contabilista é muitas vezes a pessoa mais qualificada no ambiente das empresas. Torna-se para nós claro que deve haver uma aproximação da contabilidade à gestão das empresas e ao empresário.

Contabilidade Online

Acessível online e 24 horas por dia para qualquer consulta ou exigência documental da sua parte.

Notificações SMS/email

Um sistema de alertas automatizado funciona muito bem para que fique avisado e alertado sobre eventos fiscais e contabilísticos importantes.

Envio de Documentação

A dor de cabeça para o cliente. Rotinas de organização, arquivo deixam de ser uma preocupação. Pode começar a enviar a documentação contabilística digitalmente – arquivo digital.

Contabilista Certificado

O seu gestor dedicado que trata de todo o âmbito de serviço da sua empresa. Sim, pode estar em contacto permanente com ele através dos meios de comunicação mais mundanos que existem atualmente. Nem sempre precisa de estar cara-a-cara com ele, embora nada como um bom contacto presencial.

Comunicação

Mais e melhor comunicação. Ser mais proativo do que reativo. Deve ter uma linha de comunicação próxima com o seu contabilista para estar a par das novidades nos mais diversos âmbitos (contabilístico, fiscal, incentivos, etc)

 

A sua empresa tem necessidades adicionais e depois?

Parece-nos evidente que qualquer gabinete de contabilidade deve proporcionar uma visão holística de serviços de gestão ao cliente.

Existem várias áreas que podem ser trabalhadas. No entanto, deixamos a ideia de alguns serviços que podem ser disponibilizados que complementam muito bem o trabalho de base que é a contabilidade propriamente dita.

Contabilidade Analítica (Centros de Custo)

Não é necessariamente uma necessidade para todas as empresas.

Existem no entanto contextos que, pela necessidade de uma gestão mais pormenorizada e definição de condições para melhorar desempenho, podem impulsionar a sua implementação.

Objetivos:

  • Melhorar processos de tomada de decisão;
  • Melhor controlo de resultados;
  • Melhorar o apoio à gestão;
  • Melhor capacidade de avaliar desempenho económico e financeiro de várias áreas da empresa (produtos, projetos, clientes, geografias, etc);

Gestão Orçamental

A gestão orçamental, desde a elaboração do orçamento, monitorização mensal e respetiva análise de desvios da sua empresa deve ser visto como algo imprescindível para si e deve funcionar como uma ferramenta de gestão de apoio às suas decisões.

Defina os seus objetivos anuais com a devida antecedência e mantenha-os debaixo de olho com rotinas mensais.

Esta é uma prática de gestão, que não só permite melhorar a sua abordagem estratégica ao negócio, como consecutivamente o ajuda a manter os seus indicadores controlados. Se for necessário, medidas corretivas serão aplicadas.

Controlo de Gestão

O controlo orçamental é uma componente do controlo de gestão. Com este serviço pretende-se ir mais além no acompanhamento às empresas proporcionando uma visão global do desempenho da empresa.

Um bom sistema de controlo de gestão é imprescindível para garantir que os objetivos estratégicos da empresa são efetivamente alcançados, assegurando a comparação de resultados tanto com projeções como com dados de períodos homólogos.

Um aspeto que salta à vista com este serviço, é que mensalmente terá um relatório de gestão completo da sua empresa.

Sistemas de Incentivo

A candidatura a incentivos financeiros e fiscais, são claramente uma vertente de serviço que os gabinetes de contabilidade devem explorar de forma a dar resposta às necessidades de investimento dos clientes.

Quando fazemos referência à aproximação que o contabilista deve ter em relação à gestão da empresa sua cliente e ao empresário, este é um exemplo claro onde isso deve ser aplicável.

Ou seja, antes mesmo da avaliação dos incentivos disponíveis, é importante perceber qual a visão/plano de investimento e crescimento que cada cliente tem para o futuro.

Mediante essas diretrizes, avançar então para a identificação do incentivo aplicável e avançar com a elaboração e acompanhamento da candidatura.

A elaboração de candidaturas ou a e estudos de viabilidade per si é sem dúvida uma valência que qualquer contabilista certificado deve ter de forma a auxiliar o seu cliente.

 

Conclusão

Torna-se imprescindível que os gabinetes de contabilidade posicionem da melhor forma os seus serviços para corresponder às solicitações dos seus clientes.

É importante sair da esfera mais tradicionalista da contabilidade e avançar rapidamente para a prestação de serviços de gestão de valor acrescentado – subir na cadeia de valor.

Desta forma assegura-se a verdadeira essência do serviço de contabilidade – (re)dimensionar constantemente o serviço à medida do crescimento do cliente.

Uma coisa é transversal a todos os empresários: todos querem o melhor para as suas empresa. E o melhor só se obtém se estes começarem a valorizar a contabilidade (e o papel do seu contabilista).

Para nós é claro que o contabilista tem que fazer uma aproximação à gestão das empresas dos seus clientes. Quanto mais conhecimento do cliente “know your customer”, mais capacidade tem para acrescentar valor às empresas.

Para executar serviços de valor acrescentado, o contabilista deverá estar por dentro das organizações e próximo do empresário. Esta proximidade é justificada porque os serviços de valor acrescentado abrangem áreas que estão sujeitas a constantes mudanças a nível do contexto de cada empresa.

Facto: estão num lugar privilegiado e têm todas as ferramentas e conhecimento para isso. Só não faz quem não quer.

 

Quem é a RCR Contabilidade

Somos um escritório de contabilidade em Matosinhos com 28 anos de experiência. Focamos a nossa atividade no acompanhamento aos nossos clientes e nas ferramentas de gestão para gerirem melhor as suas empresas. Com rigor, proximidade e confiança.

 

by:
0 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar