fbpx
como tornar a sua empresa um caso de sucesso

7 Dicas sobre como fazer crescer a sua empresa de forma organizada e sustentável

Nesta publicação abordamos um conjunto de argumentos que podem ajudar a sua empresa a aproximar-se das empresas de sucesso do seu setor de atividade.

Em primeiro lugar, salientamos a importância da elaboração de um Plano de Negócios. Pensar estratégico é sempre um bom exercício.

De seguida, sugerimos especial atenção à vertente operacional da sua empresa pois a mesma é peça chave no alcançar dos objetivos delineados.

Por último damos ênfase à área económica e financeira, otimização de processos, passando pela diversificação e inovação, abordando ainda cenários em que é necessário considerar reestruturações em contextos adversos.

Deseja aproximar-se das empresas de sucesso do seu setor de atividade?

A sua resposta deve, naturalmente, ser SIM!

O seu foco constante deve ser o crescimento da sua empresa forma organizada e sustentável.

 

Estando a sua empresa focada no presente, é extremamente importante também considerar o futuro. Pensar no planeamento estratégico e como gerir eficientemente a sua empresa.

Uma das formas de melhorar práticas de gestão, é considerar um sistema de controlo de gestão ajustado às necessidades da sua empresa.

Ao fazê-lo, tem a possibilidade de perceber melhor o seu negócio, ter maior estabilidade, prosperidade e escalabilidade a médio e longo prazo. Se assim for, estará no caminho certo rumo ao sucesso! Mais próximo das empresas de sucesso do seu setor de atividade!

Nos dias de hoje, não obstante as adversidades, nada como considerar o planeamento com base numa estratégia assertiva de forma que a sua empresa não fique “a meio do caminho”.

Focar-se no planeamento estratégico da sua empresa, no plano de negócio, no marketing digital, no investimento nos seus colaboradores, entre outros aspetos, permite-lhe reforçar os seus pontos fortes, atenuando os seus pontos fracos, bem como considerar as oportunidades e as ameaças para a sua empresa.

Complementarmente, os serviços de contabilidade deverão revelar-se um aliado. Um verdadeiro parceiro estratégico deve encontrar no seu contabilista!

É através do seu gabinete de contabilidade, que deve encontrar apoio para olhar para a vertente económica e financeira da sua empresa de forma mais assertiva.

Deve encontrar no seu contabilista um parceiro que potencie um melhor entendimento sobre a evolução da empresa, disponibilizado resultados atualizados, aliviando alguns fatores de stress inerentes à gestão de empresas.

O seu contabilista deve ser bem mais do que o simples tratamento de impostos, processamento de salários e contabilidade!

Empresas de sucesso têm um bom contabilista ao seu lado!

 

O planeamento estratégico para o crescimento da sua empresa

Pensar e planear estratégico tanto pode englobar a organização como um todo, como focar-se numa área específica da sua empresa.

No planeamento assentam a mensuração dos custos e das necessidades de recursos que a sua empresa terá que ter para se manter e crescer.

O principal objetivo do planeamento é estabelecer a interligação entre a missão, a estratégia e os objetivos da sua empresa. Através desta articulação pode desenvolver um planeamento que conduza a sua empresa ao crescimento, sustentabilidade e, consequentemente, ao sucesso.

Pode considerar-se que sem planeamento, qualquer empresa acabará por “andar à deriva”, pelo que, qualquer empresário não deve descurar o planeamento estratégico da sua empresa.

Muitas vezes as empresas procuram empresas de contabilidade que auxiliem os clientes deste ponto de vista.

Ter um serviço que apoie tanto a nível de construção de um modelo de planeamento como de controlo de gestão possibilita:

  • Primeiro, que os empresários sejam alertados em tempo útil e de forma simples e realista para os problemas das suas empresas;
  • No seguimento do ponto anterior, sejam confrontados com cenários para a sua respetiva resolução;
  • Por último, ter o acompanhamento necessário para analisar resultados reais vs. projetados (análise de desvios), propondo assim medidas corretivas.

Em suma, mais do que o típico serviço de contabilidade. Uma aproximação real à gestão da sua empresa.

A importância do alinhamento organizacional

É importante que envolva os seus colaboradores na participação do planeamento.

Primeiro porque além de contribuir para a motivação dos mesmos, permite também criar oportunidades de discussão para a tomada das melhores decisões sobre o presente e futuro da sua empresa.

Benefícios do plano de negócios

O plano de negócios de uma empresa opera como uma espécie de “roteiro” de forma a que os gestores otimizem as suas atividades e possam alcançar os objetivos.

Este documento deve ser elaborado de acordo com as necessidades e exigências da sua empresa.

Quando estruturado de forma eficaz e eficiente, torna-se capaz de demonstrar a viabilidade das operações bem como delimitar estratégias a serem prosseguidas para o sucesso da sua empresa, a médio e longo prazo.

Pense em manter este documento o mais realista e atualizado possível, pois pode ser necessário apresentá-lo para obter financiamento bancário e/ou para se apresentar a futuros parceiros de negócio ou investidores externos.

A Área Económica-Financeira da Sua Empresa

Quando considera o crescimento da sua empresa e devida expansão, deve ter em consideração a sustentabilidade do seu orçamento. Sugerimos, por isso, melhorias de práticas a nível da gestão orçamental.

A expansão da sua empresa poderá ditar por exemplo, um maior volume de compra de matérias primas, recursos humanos adicionais, um esforço “extra” em termos de tesouraria, etc.

Sem o devido planeamento e sem o orçamento necessário e devido controlo, a sua empresa dificilmente conseguirá honrar os seus compromissos resultantes de novos contratos.

Desta forma, antes de dar passos de expansão assertivos considere o seguinte:

  • Análise Económica Financeira (um diagnóstico à sua empresa) ou então, para validar a viabilidade do seu projeto…
  • Projeção e demonstração realista dos investimentos previstos para a sua empresa, através do estudo de viabilidade económico-financeira;

O fortalecimento dos seus processos internos é de extrema importância para o crescimento e expansão da sua empresa.

A Diversificação e Inovação

Uma das características das empresas de sucesso são a forma de se adaptarem constantemente às exigências de mercado.

De forma a efetuar o acompanhamento sustentável do crescimento da sua empresa, deve apostar na diversificação e a inovação. São dois fatores cruciais, pois potenciam novas oportunidades de negócio.

Investimentos através do Marketing Digital, nomeadamente através de um Plano de Marketing Digital assertivo, permite-lhe diferenciar-se face à concorrência.

Permite-lhe consolidar a sua presença no mercado, atrair novos clientes através de canais diversificados, confere suporte aos atuais e futuros clientes e alarga o campo de visão estratégico da sua empresa, conferindo-lhe vantagens competitivas.

O aperfeiçoamento gerado pelas inovações pode traduzir-se em ganhos económicos, com melhor direcionamento de recursos e diminuição dos custos, que são fatores fundamentais para o crescimento sustentável da sua empresa.

Reestruturação e Contextos Adversos

Crescer é aprender, saber fazer, reforçar o know-how, ter novas ideias, inovar!

Por isso muitas vezes para crescer, é necessário uma mudança interna que potencie a competitividade, sendo até mesmo necessário considerar uma reestruturação em determinadas áreas de negócio ou funcionais da empresa.

Deverá sempre manter o seu plano flexível e aberto a atualizações periódicas que potenciem a competitividade e agilizem processos.

Enquanto gestor da sua empresa, conseguindo mensurar corretamente os seus resultados e o nível de eficiência das suas operações, torna-se mais fácil identificar que pontos precisam de melhorias e alterações.

Muitas empresas deparam-se com contextos adversos, os quais podem inibir o crescimento e expansão:

  • Fatores externos como por exemplo, condições socioeconómicos, a concorrência, o mercado, etc;
  • Fatores internos como a desatualização, o não acompanhamento das necessidades dos mercados, de produto. etc

Mais uma vez o seu contabilista pode ser um aliado neste contexto.

Poderá ajudá-lo a traçar cenários adequados de reestruturação da sua empresa, definir planos de ação integrados e de reorganização da sua empresa de forma a que supere os contextos adversos.

Considerações Finais

É importante pensar nas empresas de sucesso à nossa volta! Servem para pensamento crítico para tornarmos a nossa empresa igualmente um caso de sucesso!

Estas foram algumas dicas sobre como considerar o crescimento da sua empresa de forma organizada e sustentável.

É importante o planeamento com a definição clara dos próximos passos a serem dados, de forma assertiva.

Pense estratégico de forma a garantir tomadas de decisão corretas sobre o futuro da gestão da sua empresa. Potencie o conhecimento da evolução da sua empresa, em qualquer momento, perspectivando com segurança futuros investimentos que preveja realizar.

A contabilidade para empresas serve precisamente para isso: dar-lhe segurança nas suas decisões!

by:
0 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar