Dois indicadores para monitorizar o Risco do Negócio
Um bom reporting confere uma excelente ferramenta de gestão para o empresário na medida em que permite-lhe validar/analisar de forma contínua alguns pressupostos do risco do seu negócio.
Aliás, consideramos que um bom relatório de gestão é um aspeto diferenciador e de valor acrescentado nos serviços de contabilidade.
Nesta publicação focamo-nos exclusivamente em dois indicadores da análise do risco do negócio.
Qual foi a última vez que analisou o Ponto Crítico e Margem de Segurança da sua empresa?
Com a monitorização destes dois indicadores é possível aferir a viabilidade económica da empresa pela análise do volume de negócios que é capaz de cobrir todos os custos normais da atividade.
Ponto Crítico
Este indicador revela o nível de atividade em que o resultado operacional é igual a zero. Ou seja, qual o volume de negócios mínimo que deverá ser atingido para garantir a cobertura dos custos da atividade.
Todo o valor que ultrapasse este patamar, não só permite cobrir custos como permite remunerar os investimentos que a empresa realiza.
Este indicador é particularmente relevante para o empresário pois garante a informação sobre qual o volume de atividade mínimo que deverá ser atingido para cobrir encargos e gerar resultados positivos.
Conclui-se que, quanto maior for a estrutura de custos fixos, maior é o risco do seu negócio.
Margem de Segurança
Por seu lado, o indicador da Margem de Segurança indica o volume de negócios que a empresa efetuou acima do ponto crítico.
Por outras palavras, numa perspetiva de análise de desempenho, a margem de segurança compara o volume de negócios com o nível em que o lucro é nulo, permitindo aferir o intervalo de segurança existente.
Este indicador é bastante útil na comparação do risco do negócio entre empresas. A razão pela qual isto acontece, deve-se ao facto de, ao contrário do ponto crítico, este valor não ser influenciado pela dimensão do negócio.
Ponto Crítico é dado em termos absolutos (€), enquanto o resultado da Margem de Segurança é dado em termos relativos (%).
Conclusão
O risco do seu negócio está diretamente relacionado com o facto de poder gerar um volume de negócios insuficiente para cobrir os custos decorrentes do nível de atividade da empresa.
Torna-se portanto imprescindível adotar rotinas que permitam observar quer o nível de cobertura dos encargos operacionais quer a evolução da estrutura de custos.
A monitorização frequente dos indicadores de gestão, permite-lhe determinar a sensibilidade dos resultados face às oscilações na atividade.
Por essa razão consideramos de extrema necessidade qualquer empresário ter um modelo de reporting assíduo, adequado às suas necessidades de informação e incisivo na monitorização da performance da empresa.
Neste âmbito julgamos que os serviços de contabilidade podem e devem ajudar a potenciar boas práticas de gestão.