cash flow empresas

Saiba porque pode ser um problema pensar somente no cash flow da sua empresa no curto prazo.

Começamos por descomplicar o termo “cash flow” de uma empresa. Este é definido como o fluxo do dinheiro, que entra e sai, num determinado tempo.

Os empresários podem e devem ser focados no fluxo de caixa diário, mas não deve ser exclusivamente o seu foco de atenção.

Este é importante porque mostra a saúde financeira da empresa no imediato e ajuda a garantir que haja dinheiro suficiente para pagar as despesas correntes, do dia a dia, como salários, fornecedores e impostos.

No entanto, é também importante ter uma visão do fluxo de caixa a médio e longo prazo para garantir a estabilidade financeira da empresa.

 

É importante ter rotinas constantes de planeamento de tesouraria?

A resposta é assertivamente SIM!

É importante que enquanto empresário tenha rotinas constantes de planeamento do orçamento de tesouraria para garantir que a sua empresa tem dinheiro suficiente tanto para fazer face a despesas diárias como para investir em novos projetos e oportunidades de negócio futuras.

O planeamento de tesouraria envolve prever o fluxo de caixa futuro (por exemplo a 12 meses). Permite identificar possíveis riscos e oportunidades financeiras.

Fomenta a tomada de medidas atempadamente e devidamente informadas e garante e liquidez necessária para o negócio.

Alguns exemplos dos benefícios gerados pela melhor capacidade de planeamento:

  • Melhor controlo de prazos médios de recebimento e prazos médios de pagamento;
  • Identificação de níveis de pressão ou risco associados à tesouraria
  • Planeamento no recurso a capitais alheios (empréstimos bancários pe);
  • Práticas constantes de ajustes orçamentais;
  • (…)

Rotinas de planeamento de tesouraria ajudam a identificar tendências e problemas assim como a desenvolver estratégias de atuação.

Pensar de forma equilibrada em horizontes temporais diversos (curto, médio e longo prazo) ajuda as empresas a serem sólidas financeiramente no presente, a prepararem-se para mudanças futuras e a criar estratégias de crescimento e de sucesso a médio/longo prazo.

É essencial uma visão 360º.

 

Quem é a RCR Contabilidade

Somos uma empresa de contabilidade, fundada em 1992 e localizada em Matosinhos (Porto). Contamos com um portefólio de +200 clientes espalhados por todo o País.

Conduzimos a relação com os nossos clientes de forma a apresentar uma proposta de valor assente na contabilidade como uma verdadeira ferramenta de gestão.

A nossa missão é clara: ser rigorosos e próximos da gestão das PMEs através do apoio constante da nossa equipa de Contabilistas.

 

Informação da responsabilidade de RCR Contabilidade
© Todos os direitos reservados à RCR LDA
O texto “A sua empresa vive do cash flow diário” é meramente informativo e abstrato e não constitui nem dispensa a consulta ou apoio do seu contabilista certificado para melhores esclarecimentos sobre este tema.

0 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar