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Como um Escritório de Contabilidade pode melhorar o apoio à gestão das empresas.

É, de certa forma, do conhecimento geral os serviços que um escritório de contabilidade presta aos seus clientes.

A questão chave é “como se pode apresentar serviços eficientes, realmente direcionados para as exigências das empresas?”.

Qual a abordagem certa?

Sabemos que as empresas não são todas iguais, ora pela dimensão, ora pelo setor de atividade que estão inseridos, pelo perfil do próprio gestor…

O que importa assegurar é um valioso apoio à gestão.

Não é propriamente a nossa intensão detalhar todas as rotinas executadas nos Serviços de Contabilidade – Contabilidade, Fiscalidade e Processamento de Salários.

Pretendemos sim, abordar cada dimensão do serviço, referindo nela aspetos diferenciadores, perspetivando como o serviço pode-se transformar em valor acrescentado. Por outras palavras, como o apoio à gestão é verdadeiramente valioso.

Deverá refletir, quer esteja prestes a iniciar o seu projeto, quer seja um empresário estabelecido, que tipo de serviço de contabilidade pretende para a sua empresa.

 

A visão do Escritório de Contabilidade associado à vertente contabilística

É importante assegurar que a contabilidade ultrapasse a barreira de uma “simples” obrigatoriedade e passe a ser vista como uma ferramenta de gestão, o móbil para que qualquer gestor passe a ter números nas suas mãos (literalmente) que auxiliem os seus processos de tomada de decisão.

O ciclo mensal de serviço associado à vertente contabilística termina com a entrega do relatório de gestão ao empresário.

Deve o seu escritório de contabilidade assegurar que, não só efetua o report mensal em tempo útil, como o mesmo deve ser elucidativo da performance da empresa e acionável.

Ou seja, não passa por tão somente apresentar as principais peças contabilísticas visto poder haver situações que essa informação não tem qualquer utilidade na perspetiva de alguns empresários (maior parte das vezes, muito complexa de se analisar para não financeiros).

Falamos antes da customização de relatórios, onde constam “n” indicadores de gestão que podem ser úteis em variadíssimos contextos. Como por exemplo:

  • Vertente orçamental, com a análise de desvios (Real vs. Projeções);
  • Análise económica e financeira mensal;
  • Adoção de medidas corretivas e na projeção de planos de reestruturação;
  • Planeamento de projetos de investimento;
  • Processos de negociação com a Banca (Relatório de Gestão já orientado para a Análise de Risco a que a sua empresa vai ser alvo);

 

Como pode constatar, a relevância do relatório de gestão, assim como o seu timing de entrega, vai além da análise histórica da performance da empresa, já que fomenta comportamentos mais eficazes ao nível do planeamento estratégico, financeiro, fiscal, de orçamentação… em resumo, na adoção de melhores práticas de gestão.

 

Valor acrescentado na vertente Recursos Humanos

No que aos RH diz respeito, o serviço de Processamento de Salários, é efetivamente a área que as empresas têm mais necessidades e são assessoradas.

Esta é das tarefas mais exigentes e rigorosas que se pode ter numa empresa. Tanto pela vertente de gestão, tempo associado ao processo, assim como pela vertente humana.

Assegurar o correto processamento salarial, o pagamento atempado e de acordo com as normas legais existentes, é fundamental, sendo aquilo que um escritório de contabilidade deve salvaguardar aos seus clientes.

Mas como acrescentar valor nesta área?

Áreas relevantes e complementares ao processamento salarial, nas quais existem bastantes solicitações, estão associadas à vertente consultiva em:

  • Candidaturas a Incentivos ao Emprego;
  • Benefícios Extra Salariais.

 

Esta aproximação à gestão da empresa, na vertente de RH, sobretudo em termos da sua competitividade naquilo que se pode chamar de atração de talento e alavancagem do fator motivacional e retenção dos colaboradores, é muito valorizada pelos empresários.

Deve-se incutir uma abordagem sempre focada nos benefícios quer para as empresas quer para os seus colaboradores.

 

Como o Escritório de Contabilidade potencia resultados na vertente fiscal

Os serviços de fiscalidade não estão (ou não devem estar) somente direcionados para o cumprimento das obrigações declarativas e fiscais das empresas.

É obvio que são parte importantíssima a ser assegurada, mas mais do que acompanhamento rigoroso à fiscalidade das empresas, deve ser fornecida informação atempada para que os empresários consigam planear da melhor forma a gestão financeira das suas empresas.

Por exemplo, já falámos da importância do relatório de gestão. Imagine agora que, como complemento à análise periódica de diversos indicadores económicos e financeiros, passa a poder analisar os potenciais impactos da performance da empresa em contexto de IRC.

O que se pretende com isto é facultar simulações periódicas de fecho do exercício contabilístico. Impulsiona seguramente a adoção de medidas corretivas, o melhoramento do planeamento do orçamento de tesouraria, ou até mesmo auxilia em matéria de planeamento de futuras decisões de investimento.

Outro exemplo associado à consultoria fiscal, frequentemente questionados pelos empresários, são os benefícios fiscais.

Um bom planeamento fiscal visa a tomada de decisões que otimizem a fiscalidade das empresas. Um aspeto que é muito importante reter é a importância que o contabilista assume neste processo, nomeadamente ao nível dos incentivos fiscais.

Por essa razão, um escritório de contabilidade deve ter um papel decisivo e estratégico neste âmbito. Deve fazer uso do conhecimento e proximidade que detém das empresas de forma a providenciar esclarecimentos sobre a legislação fiscal em vigor e aconselhar sobre as medidas fiscais que em determinados contextos podem ser elegíveis visando a redução do montante de impostos a pagar.

 

Considerações Finais

É fundamental que as empresas de contabilidade direcionem os seus serviços para corresponder às solicitações crescentes (e mais complexas) dos seus clientes.

Desta forma asseguram a verdadeira essência dos seus serviços, que devem ser orientados para uma maior proximidade com a gestão das próprias empresas.

Para nós é claro o papel do contabilista certificado – ser capaz de acrescentar valor aos seus clientes e apoiar na gestão de empresas.

De forma a executar serviços de valor acrescentado, o contabilista deverá estar por dentro das organizações e próximo do empresário. Esta proximidade, em todo e qualquer momento, justifica-se porque os serviços de valor acrescentado abrangem áreas que estão sujeitas a constantes mudanças ao nível da realidade de cada empresa.

Em áreas sofisticadas de atuação não existem soluções estandardizadas. Invista na sua Contabilidade!

 

Quem é a RCR Contabilidade

Somos um escritório de contabilidade, fundado em 1992, localizado em Matosinhos (Porto). Contamos com um portefólio de +200 clientes espalhados por todo o País.

Conduzimos a relação com os nossos clientes de forma a apresentar uma proposta de valor e serviços de contabilidade organizada setorial pois acreditamos que, além de cada empresa ter as suas próprias exigências, cada setor de atividade merece um apoio especializado.

A nossa missão é clara: ser rigorosos e próximos da gestão das PMEs através do apoio constante da nossa equipa de Contabilistas.

 

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