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contabilidade para restaurantes

Que vantagens tem um restaurante em Serviços de Contabilidade especializados em Restauração?

Quando falamos em contabilidade especializada para restaurantes, levamos em conta toda a nossa experiência com os nossos clientes.

Desde os principais aspetos administrativos, passando pela vertente fiscal do negócio, até às necessidades de informação específicas para que tome sempre as melhores decisões para o seu restaurante.

Estar informado para gerir melhor! Conhecemos bem os condimentos necessários para que o seu negócio cresça!

 

Um serviço de contabilidade especializado para restaurantes é útil?

O acompanhamento que propomos dar ao seu restaurante permite-lhe prestar especial atenção ao seu negócio.

Deixe de parte qualquer preocupação no que diz respeito à contabilidade, processamento de salários, pagamentos de impostos e informação detalhada sobre a evolução do seu negócio.

Os serviços de contabilidade para restaurantes devem apostar no acompanhamento contínuo, na proximidade, na análise e informação sobre a aplicação correta das diversas taxas de IVA da faturação, na otimização fiscal dos resultados da empresa e na segurança e controlo rigoroso no cumprimento fiscal, sem preocupações, incertezas ou esquecimentos para evitar o pagamento de multas.

Desejamos que a gestão de um restaurante ultrapasse o paradigma de “gerir somente pelo saldo de caixa”. Proporcionamos aos empresários e donos de restaurantes uma visão de gestão global do seu próprio negócio.

 

É importante que, enquanto gestor, consiga antecipar o retorno do investimento no seu contabilista.

Um contabilista que faz uso do poder da informação e das ferramentas de gestão na prestação dos seus serviços, vai muito além dos lançamentos contabilísticos e do típico cumprimento das obrigações fiscais.

 

O seu contabilista é (ou deve ser) um parceiro estratégico no seu negócio.

Determine os aspetos chave que valoriza na prestação de serviços de contabilidade para o seu restaurante.

Estar (bem) informado é realmente o ingrediente chave para gerir melhor a sua empresa.

Utilizar a contabilidade como uma ferramenta de gestão. Já alguma vez refletiu na verdadeira extensão desta afirmação?

A informação contabilística é o verdadeiro móbil para que tenha todas as condições necessárias para gerir o seu negócio.

Sem informação adequada e entregue atempadamente, não há nem rotinas de controlo nem de planeamento.

Sem estas duas práticas de gestão, potencia decisões erráticas. Ou pelo menos, tende a aumentar a probabilidade de nem sempre decidir da melhor forma, na melhor altura.

Analisemos então os impactos positivos em ser exigente com o com o seu contabilista e ele retribuir esse nível de exigência em qualidade do serviço prestado.

A exigência deve ser aplicável a ambas as partes, cliente e contabilista. Estarem alinhados com os objetivos a que se propõem.

 

O que deve exigir do seu contabilista?

Os aspetos fundamentais a exigir são rigor e proximidade.

Rigor e proximidade à gestão em diversos âmbitos. Quer na vertente administrativa e corrente de serviço, quer em aspetos mais estratégicos como alguma necessidade de assessoria.

Contextualizando com um exemplo básico, na vertente mais corrente do serviço, e que normalmente é alvo de atuação – a entrega da documentação para tratamento contabilístico.

Estamos convictos que se tivermos um acompanhamento rigoroso e próximo ao negócio dos clientes e se formos diligentes, iremos corrigir rapidamente atrasos na entrega dos documentos para a contabilidade.

Ao atuar de imediato, reverte-se em valor para cliente. Constate os benefícios:

Primeiro, a entrega atempada dos documentos contabilísticos irá permitir que façamos as nossas rotinas contabilísticas o mais cedo possível no mês.

Segundo, o apuramento de impostos é feito de forma antecipada e portanto, poderá planear o impacto que as suas responsabilidades com a Autoridade Tributária e Segurança Social terão na sua tesouraria.

Terceiro, a disponibilização do relatório de gestão será feita assiduamente assegurando que tem em mãos informação atempada dos resultados e desempenho da empresa. Pode ser incluído neste relatório estimativas de cálculo de imposto a pagar em IRC.

Por último, potencia melhores práticas de gestão e melhores decisões num contexto global de gestão do seu restaurante.

Com as inúmeras tarefas que já tem com o seu restaurante, desde a cozinha, gestão de pessoas, fidelizar clientes e elevar o padrão de qualidade do seu restaurante, quer mesmo ter mais preocupações?

Foque-se em fazer crescer o seu restaurante e tenha a retaguarda adequada por parte do seu contabilista no apoio à gestão do negócio.

 

Como pode um restaurante beneficiar deste tipo de contabilidade?

É importante que olhe para o seu contabilista como alguém que não presta somente serviços de contabilidade. Que seja o seu aliado na gestão do negócio.

Conhecer de perto o setor da restauração por experiência com outros clientes e saber exatamente as áreas onde atuar.

A vertente fiscal é muito importante para os restaurantes. É de todo relevante que se analise continuamente o contexto tributário e a sua conformidade, uma realidade usual no sector.

Para que não perca tempo desnecessariamente, sempre que necessitar de disponibilizar informação contabilística ao seu banco, que seja disponibilizada uma plataforma online onde possa aceder a toda a sua informação da contabilidade sem ter que recorrer ao contabilista – mais agilidade na forma como se relaciona com a contabilidade.

Report mensal orientado para a gestão e entregue de forma assídua. É importante a monitorização de diversos indicadores económicos e financeiros para que assegure a solidez do negócio. O relatório de gestão também deve possibilitar planear atempadamente o impacto da atividade para efeitos de imposto IRC.

Alguma vez, por lapso, se atrasou no pagamento das suas responsabilidades fiscais?

É importante assegurar que existem mecanismos para que isso não volte a acontecer. Alertas por SMS ou email serão úteis para que possa concentrar-se na gestão do seu restaurante e deixar as preocupações fiscais para segundo plano.

 

Quanto custa um contabilista para o seu restaurante?

Os valores cobrados pelos serviços de contabilidade para restaurantes podem variar de acordo com as necessidades e dimensão das empresas.

É importante a recolha de referências de diversos players de contabilidade. A escolha do seu parceiro pelo critério de uma boa relação “custo/benefício” do seu investimento na contabilidade parece-nos o mais acertado. Gerar valor é o que deve procurar!

Lembre-se, precisa de um profissional que o acompanhe nas mais complexas exigências e necessidades do seu restaurante.

Desde a vertente de planeamento e orçamento, passando pela contabilidade, apoio fiscal, vertente estratégica de negócio e controlo de gestão.

É fundamental que percecione valor no acompanhamento que é dado à sua empresa, encontrando um profissional qualificado para corresponder às suas solicitações.

 

A contabilidade para restaurantes deve ser um dos pilares para um modelo de gestão sólido e profissional do seu restaurante.

Não subestime o valor da contabilidade, não a veja somente como uma obrigação!

O que se pretende é melhorar as práticas de gestão do seu restaurante, assumindo que a contabilidade tem um papel determinante na base de trabalho a ser desempenhado.

A restauração, em tempos um setor pouco avesso à mudança no modelo de gestão, pela típica génese de negócio (familiar) e outros fatores inerentes aos próprios donos dos restaurantes, sempre se guiou em termos de análise da saúde da gestão do seu restaurante, pelo saldo de caixa. É positivo, estamos no bom caminho! É negativo… nem sempre é percetível onde estamos a falhar!

Importa virar a página e focar-se com mais assertividade nos aspetos críticos do seu negócio.

Temos algumas questões para si

 

Costuma fazer o planeamento e orçamento anual do seu restaurante?

A gestão orçamental, passando pela elaboração do orçamento anual e respetivo controlo mensal, pode ser o primeiro passo para uma gestão mais eficiente do seu restaurante.

Claro que pode afirmar “nunca elaborei qualquer orçamento e mesmo assim sempre tive sucesso!”.

E melhorar continuamente? Não acredita que pode haver lugar a que o desempenho do seu restaurante possa ser continuamente melhorado?

O controlo orçamental deve ser visto como algo imprescindível e deve funcionar como uma ferramenta de controlo e de gestão no apoio às suas decisões.

Apenas monitorizando e analisando o desempenho do seu restaurante, é possível determinar se o desempenho económico e financeiro está alinhado com as expectativas.

A possibilidade de acompanhar de perto o seu restaurante através de relatórios completos e reuniões mensais, permite identificar as principais métricas que estão fora das suas previsões iniciais atuando (análise de desvios) tomando medidas corretivas.

 

Quais as ferramentas de gestão que tem ao seu dispor para gerir o seu negócio?

Um dos grandes desafios para quem gere um restaurante é implementar boas práticas e ferramentas de gestão.

Uma boa cozinha conquista clientes, mas é um forte entendimento do negócio e uma boa relação com os números que lhe vai garantir a longevidade do projeto.

O nível de atuação pode ser diverso: desde a gestão da tesouraria, fazendo o devido planeamento e respetivo controlo; passando pelo planeamento e orçamento geral da empresa; atuando ao nível da aplicação de medidas corretivas no desempenho dos seus colaboradores; do próprio controlo de gestão… enfim, uma série de áreas que merecem a sua atenção e cuja a monitorização vai muito além da gestão por intuição.

 

Obtém relatórios de gestão atualizados sobre o desempenho da empresa?

Receber informação atempada sobre a evolução do seu restaurante permite-lhe planear e ponderar bem as suas decisões.

Os relatórios de gestão devem estar adequados às suas necessidades de informação. Devem também conferir capacidade de ação.

Gerir o negócio somente pela análise da evolução do caixa não é desejável.

É necessário um sentido crítico e acionável sempre que determinadas variáveis de desempenho estejam aquém do desejado.

Pequenos ajustes podem implicar melhorias a nível da rentabilidade do seu restaurante.

 

Se a resposta a estas três questões é negativa ou cai num vazio de rotinas de gestão ativas orientadas para a performance da empresa, os serviços de contabilidade podem acrescentar valor nestas áreas.

 

Considerações Finais

Acreditamos que se tornou dono de um restaurante por vocação e gosto e não propriamente por ser um especialista em interpretar relatórios de gestão, estar 100% entrosado em matérias fiscais ou contabilísticas.

Existem inúmeros aspetos para os quais já canaliza a sua exclusiva atenção – gerir pessoas, o cumprimento constante de regras do seu setor, gestão de fornecedores, fidelizar clientes, manter a sua marca com os níveis de qualidade que deseja.

Todos estes aspetos, que são cruciais para o sucesso do seu restaurante podem acabar por ofuscar a importância em manter uma gestão contabilística eficiente.

Daí a importância do seu contabilista – o profissional que irá ajudar no apoio à gestão do seu negócio. Uma parceria de sucesso!

Compete-lhe ser parte interessada em melhorar continuamente a gestão do seu restaurante bem como em melhorar o entendimento sobre a saúde financeira e económica do seu negócio.

Existem sempre formas de procurar mais rentabilidade.

 

Quem é a RCR Contabilidade

Somos uma empresa de serviços de contabilidade em Matosinhos (Porto) fundada em 1992. Contamos com +200 clientes espalhados por todo o País.

Conduzimos a relação com os nossos clientes de forma a apresentar uma proposta de valor e serviços de contabilidade setorial pois acreditamos que, além de cada empresa ter as suas próprias exigências, cada setor de atividade merece um apoio especializado.

A nossa missão é clara: ser rigorosos e próximos da gestão das PMEs através do apoio constante da nossa equipa de Contabilistas Certificados.

 

Informação da responsabilidade de RCR Contabilidade
© Todos os direitos reservados à RCR LDA
O texto “Contabilidade para Restaurantes ajuda a rentabilizar o seu negócio ” é meramente informativo e não constitui nem dispensa a consulta ou apoio de profissionais especializados.

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