fbpx
pagar irc

Conheça os benefícios do planeamento eficiente orientado para a vertente fiscal da sua empresa e saiba atempadamente quanto vai pagar de IRC.

O esforço que cai sobre a tesouraria das empresas quando chega o momento de pagar IRC é sempre uma problemática.

Por um lado,  houve lucros, e portanto, sujeitos a impostos. Por outro, que medidas podem ser tomadas para mitigar este impacto.

Existem diversos aspetos associados às rotinas dos serviços de contabilidade que consideramos estratégicos. Um deles, é a importância do report mensal. O outro, é como a assessoria fiscal contínua pode aportar valor para o cliente.

Ambas complementadas, não só possibilitam uma análise periódica de indicadores económicos e financeiros relevantes para o empresário como pode potenciar uma análise mais recorrente sobre os impactos da performance da empresa em contexto de IRC.

 

É possível saber quanto vou pagar efetivamente de IRC?

No momento que é feito a análise mensal tem-se em conta a evolução da empresa até a essa data.

A orientação é a seguinte: se esta fosse a data de fecho de exercício, qual o impacto em imposto IRC.

Como parte da análise, acresce ainda o conhecimento do cálculo de tributação autónoma, estimativa de IRC para o corrente ano, e pagamento por conta (ano n+1).

 

Que conclusões posso tirar desta análise?

Primeiro aspeto a referir é que este é um exercício que ganha mais relevância do segundo semestre em diante.

Objetivamente, o que consegue com isto:

Planeamento

Gere valor para a empresa e melhore a capacidade de planeamento do orçamento de tesouraria.

Ao invés de não ter qualquer preocupação com valor a pagar em IRC (o que não é de todo aconselhável), pode em alternativa equacionar aspetos que melhoram o posicionamento da sua empresa.

Faça uma ponderação e avaliação adequada das novas medidas a introduzir versus o pagamento de impostos em IRC.

Por exemplo, vise o bem estar dos seus colaboradores, entenda-se, planeie uma gratificação de final de ano pelo bom desempenho.

Outro aspeto que pode considerar é ir aumentando equilibradamente as verbas de investimento que estão diretamente relacionadas com novas oportunidades de negócio (marketing, publicidade…).

Último exemplo, bem social. Isto é, determine a atribuição de donativo(s). Este é considerado custo para a empresa e tem majoração para efeitos fiscais.

Em suma, pense no que pode gerar valor, e em que áreas, equilibrando o custo/benefício destas medidas, orientado para boas tomadas de decisão para minorar o efeito fiscal em IRC.

É importante salientar que aliado a este processo, vai desenvolvendo também a componente de planeamento de orçamento de tesouraria e o impacto que as suas ações têm para o futuro. Certamente que esta prática o ajudará a tomar melhores decisões.

Benefícios Fiscais

Tenha conhecimento e equacione medidas para baixar o valor a pagar de IRC.

É importante tomar conhecimento dos instrumentos que tem ao seu dispor que possibilitam importantes deduções à coleta.

Consideramos conveniente salientar o papel que o contabilista certificado pode assumir neste processo – análise a incentivos fiscais. O apoio à gestão é precisamente isto, dotá-lo de conhecimento que poderá ditar os próximos passos a dar, sempre com análises criteriosas à realidade da sua empresa.

Investimento

Auxilio em matéria de planeamento de futuras decisões de investimento.

Anos extremamente bons em termos de performance são o reflexo da capacidade e orientação da empresa para o investimento. Ou seja, o vetor investimento, direcionado para o incremento da capacidade instalada, maior capacitação tecnológica, melhores processos internos, influencia diretamente a performance e crescimento da empresa.

Na prática, pode chegar à conclusão que se revela benéfico a antecipação de investimento em determinadas áreas fazendo a imputação de parte do mesmo ao corrente exercício. Com isso, certamente mitigará o impacto em IRC pela via do investimento.

Este tema – investimento – é relevante e está alicerçado em grande parte no trabalho (prévio e à posteriori) que se faz para o enquadramento em determinados benefícios fiscais.

Em suma, as conclusões podem ser diversas, depende sempre de empresário para empresário e do contexto à qual a empresa se encontra.

 

Considerações Finais

O planeamento da vertente fiscal da empresa é uma prática de gestão de extrema importância.

No que toca ao IRC em concreto, são particularmente relevantes análises periódicas e de sensibilidade simulando algumas das medidas que deseja por em prática.

As questões que colocamos são as seguintes: atuar desenfreadamente sem qualquer estimativa de impostos a pagar? Ou minimizar impactos adotando medidas que visam criar valor para empresa?

Deixamos que decida o que é melhor para a sua empresa. Do ponto de vista da contabilidade, o seu contabilista certificado pode ser um parceiro estratégico em todo este processo.

 

 

Informação da responsabilidade de RCR Contabilidade
© Todos os direitos reservados à RCR LDA
O texto “Já estimou quanto vai pagar de IRC?” é meramente informativo e não constitui nem dispensa a consulta da sua Empresa de Contabilidade para melhores esclarecimentos sobre diversos temas abordados nesta publicação.

0 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar