A importância do Report Mensal da Contabilidade
O Report Mensal da Contabilidade é um dos pilares estruturais do bom serviço de que deve ser prestado à sua empresa.
Implicitamente, a assiduidade da entrega dos relatórios de gestão aliado à qualidade da informação, pressupõe orientar os Serviços de Contabilidade para áreas onde o retorno do seu investimento é traduzido pela melhor capacidade de gerir a sua empresa.
Desse modo, quanto mais informação sobre a sua empresa – entregue de forma assídua preferencialmente – mais ferramentas de gestão tem ao seu dispor.
A aplicabilidade destas “ferramentas” é diversa. Por exemplo:
- Análise de Desvios (Real vs. Projeções);
- Diagnósticos Económicos e Financeiros;
- Adoção de Medidas Corretivas;
- Planos de Reestruturação;
- Planeamento e Preparação de Planos de Investimento;
- Processos de Negociação com a Banca (Análise de Risco);
É importante referir que o Report Mensal da Contabilidade deve ser orientado para as suas necessidades de informação. Nem muito minimalista no conteúdo nem muito maçador com informação de difícil análise e interpretação.
A dinâmica visual de como a informação é apresentada, assim como a relevância e timing da mesma e o despoletar de medidas acionáveis, são aspetos cruciais. Foco nos principais Indicadores de Desempenho da sua Empresa.
A Contabilidade é uma Ferramenta de Gestão para a sua Empresa.
Alguns KPIs que poderão constar no seu Report Mensal da Contabilidade
Tipicamente, os gestores das PMEs têm o sentimento de que seria de bastante utilidade terem mais apoio ao nível da gestão das suas empresas. Partilha do mesmo sentimento?
É importante que a Empresa de Contabilidade esteja constantemente a ajustar-se às reais necessidades da sua empresa. Por vezes é necessário escalar alguns aspetos relacionados com o serviço, tanto quanto as especificidades técnicas solicitadas por cada empresa.
Os relatórios de gestão são um desses aspetos, já que à medida que a sua empresa cresce, na mesma direção seguem as suas necessidades de monitorização efetiva do seu negócio.
Sugestão de alguns indicadores que podem constar no seu relatório mensal:
EFICIÊNCIA
- Prazo Médio de Pagamentos – Determina quanto tempo demora a empresa, em média, a pagar as suas dívidas aos fornecedores.
- Prazo Médio de Recebimentos – Determina quanto tempo demora a empresa, em média, a receber os créditos que concede aos seus clientes.
- Duração do Ciclo de Tesouraria – A otimização da duração do ciclo de tesouraria tem como base a existência de equilíbrio entre a redução dos recebimentos, prazos e condições de pagamento assim como políticas de crédito da empresa. Influencia diretamente o esforço solicitado ao fundo de maneio.
LIQUIDEZ
- Grau de Liquidez Geral – Determina qual a capacidade da empresa para fazer face aos seus compromissos de curto prazo.
- Grau de Liquidez Imediata – Mede a capacidade da empresa, em determinado momento, em cumprir compromissos de curto prazo.
- Fundo de Maneio – Ou a disponibilidade de uma “Margem de Segurança”, para que afira o equilíbrio da estrutura financeira de curto prazo da empresa.
RENTABILIDADE
- Rentabilidade dos Capitais Próprios – Mede a rentabilidade dos recursos investidos pelos sócios/acionistas da empresa.
- Rentabilidade Líquida das Vendas – Mede lucro/prejuízo por cada unidade vendida.
- Rotação do Ativo – Mede o grau de utilização dos ativos, ou seja, o número de vezes que o ativo é convertido em vendas.
VENDAS E MARGENS
- Crescimento das Vendas – Mede a taxa de crescimento das vendas em determinado período.
- Margem Bruta – Mede o lucro/prejuízo obtido em cada venda efetuada.
- EBITDA – Mede a capacidade da empresa de produzir resultados provenientes da sua atividade normal.
FINANCIAMENTO
- Autonomia Financeira – Mede o grau de independência da empresa face a terceiros. Indica-nos em quanto se está a financiar o Ativo através de Capitais Próprios, ou seja, o peso do Capital Próprio no Ativo.
- Rácio de Solvabilidade – Avalia a capacidade da empresa em solver as suas responsabilidades de curto e médio longo prazo.
- Debt to Equity – Mede a alavancagem financeira da empresa, ou seja, nível de utilização de capitais alheiros para financiar a atividade.
Qual foi a última vez que analisou o Ponto Crítico e Margem de Segurança da sua empresa?
Como o relatório de gestão mensal ajuda no planeamento fiscal
Aliado à análise periódica de diversos indicadores económicos e financeiros é de todo conveniente uma complementaridade com a vertente de assessoria fiscal.
Neste contexto, a análise dos potenciais impactos da performance da empresa em contexto de IRC com simulações periódicas de fecho do exercício contabilístico, pode por exemplo, impulsionar a adoção de medidas corretivas, melhorar planeamento do orçamento de tesouraria, ou até mesmo auxiliar em matéria de planeamento de futuras decisões de investimento.
Considerações Finais
O apoio que recebe à gestão do seu negócio é um fator diferenciador.
A entrega dos relatórios de gestão traduzem-se na conclusão do Serviço de Contabilidade, que se inicia e encerra consecutivamente todos meses, e que dá atenção a áreas chave da sua empresa – Contabilidade, Fiscalidade, Recursos Humanos e Apoio à Gestão.
Existe muita informação que pode obter através do Report Mensal da Contabilidade que pode ser extremamente útil para monitorizar a evolução da sua empresa.
Contudo, a relevância do relatório de gestão vai além da análise histórica da performance da empresa, já que potencia comportamentos mais eficazes de planeamento estratégico e orçamentação, planeamento financeiro, fiscal… no fundo, a adoção de melhores práticas de gestão como um todo.
Salientamos sempre a assiduidade com que os resultados da empresa devem ser fornecidos, mas é também conveniente que os indicadores apresentados estejam adequados às suas necessidades de informação e de gestão.
Este benefício em prol da sua empresa poderá impactar positivamente toda a dinâmica da mesma, para que esta se torne mais sustentável, produtiva, tenha melhor performance e potencie a relação com todos os skakeholders.