Isenção IMT pela Aquisição de Prédios para Revenda

Alteração do prazo exigido para a isenção de IMT de prédios para revenda

Sucessivamente, pelo Orçamento de Estado 23 e 24, têm sido introduzidas novas regras que alteram o funcionamento da isenção de IMT na revenda de imóveis.

Pela via do OE 23, foi definida a limitação do âmbito da isenção de IMT no momento prévio à aquisição de imóveis destinados à revenda.

Ou seja, para conseguir ter uma isenção à partida na aquisição passa a ter que comprovar que em cada um dos dois anos anteriores revendeu pelo menos um imóvel.

Enquadramento Isenção IMT

Regra geral, o IMT incide sobre a compra e venda de imóveis sendo ainda extensível também a permutas ou a cedências de posição contratual, entre outras.

Em cenários em que a parte adquirente tem atividade de compra de imóveis para revenda, as aquisições de imóveis com esta finalidade podem ser isentas de imposto IMT.

A aplicação da isenção está dependente de determinados requisitos. Nomeadamente:

  • adquirente desenvolver atividade de compra, venda e revenda de imóveis;
  • a escritura definir explicitamente que o imóvel adquirido tem como finalidade ser revendido;
  • em termos de contabilidade, o imóvel deve ser reconhecido como compra de mercadoria e ser mantido em inventário;
  • por último, a revenda do imóvel não pode ter como finalidade nova revenda.

 

Outro requisito a cumprir seria o imóvel ter que ser revendido num prazo máximo de 3 anos a contar da data de aquisição.

Pela via do OE 24 a isenção pela aquisição de prédios para revenda passa a ser enquadrável quando além do cumprimento dos restantes requisitos, o imóvel tenha que ser revendido num prazo máximo de 1 ano a contar da data de aquisição.

Outro dado relevante é o facto de quando o prédio tenha sido revendido sem ser novamente para revenda, no prazo de um ano, e haja sido pago imposto, este é anulado pelo chefe de finanças, a requerimento do interessado, acompanhado de documento comprovativo da transação.

 

Quem é a RCR Contabilidade

Somos uma empresa de serviços de contabilidade em Matosinhos, fundada em 1992. Contamos com um portefólio de +200 clientes espalhados por todo o País.

Conduzimos a relação com os nossos clientes de forma a apresentar uma proposta de valor e serviços de contabilidade setorial pois acreditamos que, além de cada empresa ter as suas próprias exigências, cada setor de atividade merece um apoio especializado.

A nossa missão é clara: ser rigorosos e próximos da gestão das PMEs através do apoio constante da nossa equipa de Contabilistas Certificados.

 

Fonte: Orçamento de Estado 2024 e Manual OE OCC
Informação da responsabilidade de RCR Contabilidade
© Todos os direitos reservados à RCR LDA
O texto “Isenção IMT pela Aquisição de Prédios para Revenda” é meramente informativo e não dispensa a consulta ou apoio de profissionais especializados.

0 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar