Saiba o que precisa de mudar na sua empresa startup e como a contabilidade o pode ajudar.
Quando finalmente a sua empresa startup ganha tração e recebe dinheiro de investidores externos para acelerar o negócio, começam uma série de dores de crescimento. Vários aspetos críticos envolvem a parte financeira e contabilística, o que implica mudanças de gestão e um controlo contabilístico mais apertado.
“Uma Startup sem investidores os processos de controlo tendem a ser mais informais.”
Em empresas startups com investidores externos ao negócio, a visão “simplificada” de controlo e contabilidade do negócio tem de mudar, necessitando de uma maior profissionalização.
Não é por qualquer motivo que vemos recorrentemente notícias de empresas com potencial e que simplesmente desaparecem. Isto tem origem nas pessoas responsáveis que não prevêem o momento da mudança e a necessidade de fortalecer os processos de controlo de gestão e da contabilidade.
“Como contabilistas, consideramos que é imprescindível uma ajuda “extra” a estes empresários uma vez que o foco, na grande maioria das vezes, não está nesta vertente. A contabilidade deve ser uma poderosa ferramenta de gestão”
Os investidores quando acreditam num negócio, investem no sentido de obterem o retorno do capital aplicado, preservação de património e perspetiva de crescimento. A concretização destas três condições implica um compromisso de transparência, controlo e ética na gestão da empresa.
Portanto, afirmamos que a profissionalização e implementação de serviços de contabilidade para startups fiáveis e com aspetos diferenciadores que melhor se relacionam com estas empresas, são fatores preponderantes para que exista mais e melhor informação e assim haja um maior controlo sobre todas as vertentes da empresa.
“Implementar uma boa organização contabilística é fundamental para o sucesso das empresas.”
Concluindo…
Uma boa organização a nível contabilístico na sua empresa startup, permite-lhe atempadamente planear e executar tomando as melhores decisões e acima de tudo, bem informadas.
Nesta etapa, uma empresa de contabilidade experiente e com provas dadas é fundamental. Em suma, serviços de contabilidade executados que devem ser adequados aos diversos ciclos de crescimento destas empresas.