Pontos essenciais para se focar antes de abrir a sua empresa no setor da beleza
Ao perspetivar abrir um salão de cabeleireiro, deve considerar as variáveis críticas do negócio que diretamente estão relacionadas com o sucesso ou insucesso do projeto.
Planeamento é o fator chave!
O planeamento é uma ferramenta essencial que permite definir objetivos, identificar recursos, antecipar riscos e desafios, tomar decisões com base em cenários delineados.
Fundamentos para à posteriori guiar o crescimento e facilitar a monitorização e o progresso do seu negócio.
No fundo, projetar um contexto de gestão mais eficaz e eficiente.
Dez pontos para refletir antes de abrir o seu salão de cabeleireiro
Deixamos alguns eixos de atuação que consideramos importantes e que deve debruçar-se e pensar estratégico.
1.Business Plan
Comece por elaborar um plano de negócios sólido.
Identifique o seu público-alvo, defina os serviços que irá oferecer, pesquise a concorrência, estime os custos e projeções financeiras e defina metas realistas para o seu salão.
2.Localização
Escolha uma localização estratégica que seja acessível, visível e conveniente para os seus clientes-alvo.
Considere fatores como o tráfego, estacionamento e proximidade quer com outros estabelecimentos concorrentes assim como de outros negócios complementares.
3.Infraestrutura e Decoração
Crie um ambiente acolhedor e atrativo para os seus clientes investindo numa decoração agradável, móveis de qualidade e equipamentos modernos.
Certifique-se que o ambiente transmite a visão que tem para o negócio além da imagem e estilo que deseja para o seu salão.
4.Equipa Qualificada
Contrate uma equipa de profissionais de cabelo e estética qualificados e experientes.
Garanta que partilham a sua visão e valores em relação ao atendimento ao cliente e à qualidade do serviço.
5.Marketing e Publicidade
Desenvolva uma estratégia de marketing eficaz para promover o seu salão.
Crie um site profissional, utilize as redes sociais, faça parcerias com influencers ou empresas locais, equacione a oferta de promoções especiais e forneça um excelente serviço ao cliente para incentivar uma base espontânea de referenciação do estabelecimento.
6.Atendimento ao Cliente
Para abrir um cabeleireiro, além das estratégias de captação de novos clientes, é importante definir planos de ação para uma boa capacidade de retenção dos atuais.
Priorize elevados padrões de qualidade no atendimento ao cliente.
Certifique-se de que a sua equipa está treinada para oferecer um serviço personalizado, atenta às necessidades dos clientes e a criar um ambiente amigável e acolhedor.
7.Gestão Financeira
Mantenha um controlo financeiro rigoroso do negócio.
Adicionalmente contrate serviços de contabilidade com experiência no seu setor de atividade para cuidar da vertente contabilística, impostos, processamento de salários e dos relatórios onde é apresentado a performance da atividade.
A proximidade à gestão e o apoio por parte do seu contabilista é fundamental para tomar boas decisões para o futuro do seu projeto.
Monitore as suas despesas, faça uma gestão adequada das necessidades de tesouraria e faça ajustes sempre que necessário.
8.Aperfeiçoamento Profissional
Mantenha-se atualizado com as últimas tendências, técnicas e produtos do setor.
Incentive a sua equipa a participar em cursos e workshops para melhorar as suas habilidades, conhecimentos e qualificações.
9.Feedback dos Clientes
Valorize as opiniões e sugestões dos seus clientes.
Peça reviews regularmente e utilize-os quer para melhorar continuamente os seus serviços, oferecer melhores experiência aos seus clientes, além de impulsionar a notoriedade do salão para o seu potencial público alvo.
10.Networking
Participe em eventos do setor, feiras de beleza e construa uma rede de contactos.
Estas ações podem ajudar a aumentar a sua visibilidade, criar parcerias estratégicas e obter outras perspetivas do setor que podem revelar-se bases para o desenvolvimento da empresa.
Lembre-se de que o sucesso não acontece da noite para o dia. Abrir um salão de cabeleireiro requer dedicação, esforço contínuo e adaptação do negócios aos constantes desafios.
Esteja disposto a aprender e a fazer ajustes ao longo do caminho para construir um negócio de sucesso.
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O texto “Vai abrir um cabeleireiro? 10 dias para o arranque do seu projeto.” é meramente informativo e não constitui nem dispensa a consulta ou apoio de profissionais especializados.