fbpx
melhorar liquidez empresa

Pode melhorar a tesouraria da sua empresa mesmo não tendo mais fundos para investir. Saiba como. 3 Indicadores em que pode atuar já!

Para melhorar a liquidez da sua empresa pode autofinanciar-se, recorrer a capitais alheios, ou então atuar sobre três indicadores da sua empresa:

Prazo Médio de Recebimentos: Quanto tempo a sua empresa leva, em média, a receber os créditos que concede aos seus clientes; Prazo Médio de Pagamentos: Quanto tempo demora a sua empresa em média a pagar aos seus fornecedores; Prazo Médio da Rotação de Stocks: Reflete a eficiência da gestão do stock: tempo médio de venda do stock vs. prazo médio de retenção do stock em armazém;

Por outras palavras, como exercício teórico embora com a sua relevância prática, pode Melhorar a Liquidez da sua Empresa fazendo diminuir o prazo médio de recebimentos, aumentar o prazo médio de pagamento a fornecedores e aumentar o prazo médio da rotação do seu stock.

Apesar da indicação do aumentar o prazo médio de pagamento (PMP) como medida para melhorar a liquidez da sua empresa, referir que é igualmente um indicador onde a reputação da sua empresa pode estar em jogo.

 

Ou seja, quanto mais baixo o PMP, menor o grau de financiamento que os fornecedores fazem à exploração da empresa. Por um lado, um valor muito elevado pode por em evidência dificuldades da empresa em fazer face aos seus compromissos. Por outro, a minimização deste valor ajuda a manter uma boa reputação da empresa junto de parceiros externos, sejam eles fornecedores, instituições bancárias, etc.

Quer melhorar a gestão de tesouraria da empresa? Antes de tomar ações que tenham como consequência afetar os 3 indicadores acima mencionados, analise quais as consequências para liquidez da sua empresa. Pode criar uma situação onde a sua tesouraria fica em "esforço" ou em deficit, não tendo capacidade financeira para suportar o impacto das suas ações.

 

Como pode controlar as principais causas das variações de liquidez da sua Empresa?

Já sabe que a forma de Avaliar a Liquidez da sua Empresa em determinado momento, embora não exclusivamente, é através dos prazos médios de recebimento e pagamento assim como através da rotação dos stocks. É pois conveniente que estes indicadores sejam alvo de monitorização frequente.

A liquidez da sua empresa melhora quando diminui o rácio do Prazo Médio de Recebimento e quando aumenta o valor dos rácios de Prazo Médio de Pagamento e Rotação de Stocks.

 

No que diz respeito ao Apoio à Gestão do seu Negócio, o seu Contabilista Certificado tem (deve ter) um papel preponderante. Não só é um elemento chave no processo de monitorização da performance da sua empresa, comparando performance atual com projeções ou períodos passados, como confere uma vertente consultiva ao seu negócio, estando próximo da gestão da sua empresa, guindo-o na apresentação e interpretação de resultados, assumindo igualmente um apoio estratégico nas suas tomadas de decisão.

 

Download Grátis Simulador (Prazos Médios)

0 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar