fbpx
contabilista certificado

Será que o trabalho do contabilista é valorizado por parte do cliente?

O teu contabilista é melhor que o meu? Ou serás tu melhor gestor que eu?

Comecemos pelo fim… o seu contabilista será tão bom ou melhor, quanto você quiser que ele seja.

3 verdades irrefutáveis:

A primeira, é que o ambiente das empresas está diferente, genericamente falando. Continuamos a lidar com gestores do mais tradicional que há, mas também já começa a haver uma geração diferente de gestores que exige mais (ou porque os negócios têm implícito mais complexidade, ou porque precisam de mais informação, mais acompanhamento, mais serviço, etc).

A segunda, é que a contabilidade é (sempre foi) um instrumento de gestão para as empresas.

Por último, a grande maioria das empresas continua a não percecionar grande valor na prestação de serviços de contabilidade e consequentemente, continua a vê-lo como um custo e não um investimento.

 

Tome nota: quanto mais barato se torna o seu serviço de contabilidade, mais próximo está de se tornar efetivamente um custo.

 

Porquê que o seu contabilista será tão bom ou melhor quanto você quiser que ele seja?

Idealmente a contabilidade deve fazer uma aproximação clara à gestão das empresas. Mas essa aproximação só acontece se as empresas estiverem dispostas a isso. Ou melhor, os gestores estiverem dispostos a isso.

Portanto, quase que se torna infrutífero vender valor acrescentado por parte dos contabilistas quando não há procura para isso.

Existem escritórios de contabilidade com esta visão “o estritamente necessário”, mas também há outros que fazem um trabalho muito bom nesta “evangelização”.

 

Facto: uma elevada % de empresas (sendo amigável no termo) fica-se pela procura do estritamente necessário.

 

E fica pelo estritamente necessário porque quer. Ou melhor, porque é só o que está disposto a pagar por algo que erradamente não perceciona valor – “quero baixar custos”.

Algumas são as vezes que somos contactados por gestores de empresas (ou futuras empresas) que através de um pomposo email de introdução, pretendem o “mundo” mas só estão dispostos a pagar X, ou então desejam que os serviços de contabilidade não tenham um preço muito elevado ou superior a Y, porque caso contrário inviabiliza o negócio.

 

Mesmo? É a contabilidade que irá inviabilizar o seu negócio?

 

Ora, quando há esta visão “afunilada” das coisas, seja do ponto de vista de gestão, estratégica e de abordagem, na realidade, pouca longevidade certamente qualquer negócio terá.

 

Tabela de preços de contabilidade organizada, isso existe?

O preço da sua contabilidade deverá ter atenção o seguinte:

  • As obrigações do ponto de vista contabilístico, fiscal, de salários e de apoio ao negócio – Sem falhas!!!;
  • Ser (ou deve ser) ajustada à dimensão da sua empresa;
  • Refletir sempre a diversidade de serviços necessários e o acompanhamento personalizado que deseja.

 

Vendo bem, será então benéfico para os gestores mudarem o "chip" e perceberem que o ambiente das empresas é mutável.

Hoje necessita de alguns serviços (e claro, não tem necessidades de outros), amanhã necessitará de outros (e continuará a não necessitar de algo mais).

 

Mas a verdade é que se pensar bem, a sua empresa tem hoje necessidades que não estão a ser cumpridas.

 

Deverá haver sempre um “match” entre aquilo que são as suas necessidades, o que está disposto a pagar (preço justo) e aquilo que o seu contabilista certificado pode fazer por si.

Lembre-se, desde que haja proximidade com o seu contabilista, a base negocial fala mais alto.

 

Concluindo...

Uma empresa de contabilidade não é tão “estandarizada” ou “old fashion” como você possa pensar.

Pense construtivo e ajude a sua empresa a crescer. Isso só consegue com visão de negócio, pensamento estratégico e com os parceiros certos. O seu contabilista certificado incluído pois claro.

É nesta fase que o seu contabilista passa de um trabalho reativo para lhe prestar auxílio no apoio à gestão da sua empresa, uma vertente consultiva do serviço.

 

Lembre-se que por muito que exija do contabilista, você continua a ser o gestor da sua empresa. O contabilista não gere a sua empresa nem toma as decisões por si.

 

É a partir desta proximidade que consegue ver claramente as vantagens (e consequentemente benefícios) dos serviços de contabilidade com valor acrescentado que o seu contabilista tem para lhe oferecer e que complementam a abordagem “contabilística mais tradicional”.

Por fim, não se esqueça: o seu contabilista será tão bom quanto aquilo que você quiser que ele seja.

Faça como os nossos clientes.

Quer a contabilidade como uma Ferramenta de Gestão?

by:
0 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar