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balanced scorecard nas empresas

Conheça os benefícios da aplicação do Balanced Scorecard numa empresa.

Provavelmente já terá ouvido falar da importância do Balanced Scorecard (BSC) na gestão estratégica de uma empresa.

É importante e relevante abordar este tema uma vez que consiste num método que mede o desempenho de uma empresa através de indicadores de gestão.

Pensar no Balanced Storecard como ferramenta de gestão e de suporte à decisão, será sempre uma mais-valia, uma vez que tem em consideração o nível estratégico da empresa.

Desde a mudança que poderá ocorrer, a indicação do caminho que deve ser seguido até aos objetivos e iniciativas estratégicas que devem ser implementados e realizados.

 

Qual o objetivo do BSC

Sucintamente, esta metodologia tem como objetivo a avaliação e a medição do desempenho de uma empresa através de objetivos e indicadores mensuráveis e qualificáveis de forma "balanceada".

Estes são organizados em quatro perspetivas:

  • Financeira;
  • Clientes;
  • Processos Internos;
  • Aprendizagem e Crescimento.

Componentes do Balanced Scorecard

A metodologia traduz a visão e a estratégia de uma organização, num conjunto de medidas de desempenho de forma a promover através de ações os resultados esperados.

O Balanced Scorecard é composto pelos seguintes componentes:

  • Mapa Estratégico – o qual descreve a estratégia da empresa através de objetivos inter-relacionados e distribuídos por quatro perspetivas;
  • Objetivo Estratégico – decorre das conclusões do diagnóstico estratégico e permitem definir os caminhos da empresa para atingir objetivos de acordo com a sua missão organizacional;
  • Indicadores – como será medido e acompanhado o sucesso do objetivo. Ou seja, os indicadores medem e acompanham o cumprimento dos objetivos pelo que devem ser abrangentes. Devem cobrir as diferentes áreas da empresa, refletindo os diferentes interesses envolvidos nos vários prazos e devem estabelecer uma relação com a estratégia;
  • Meta – a definição de metas é consistente com o estabelecimento dos níveis de desempenho esperados, possibilitando que cada colaborador da empresa compreenda qual a sua contribuição para a estratégia da mesma.

 

A construção do Balanced Scorecard propriamente dito, inicia-se com a definição das metas estratégicas, sendo estas um indicador do grau de esforço necessário para alcançar os objetivos, focando a atenção de todos intervenientes na melhoria contínua.

As Quatro Perspetivas do Balanced Scorecard

o Balanced Scorecard o equilíbrio entre:

  • objetivos de curto e longo prazo;
  • medidas financeiras e não financeiras;
  • indicadores de tendências e ocorrências;
  • perspetivas interna e externa de desempenho.

 

Este abrangente conjunto de medidas serve de suporte para o sistema de medição e gestão estratégica através do qual o desempenho organizacional é medido de forma equilibrada sobre as quatro perspetivas.

Cada perspetiva do Balanced Scorecard inclui objetivos, indicadores, metas, e ações a desenvolver, necessárias para o cumprimento dos objetivos estratégicos.

 

Financeira

Criação de novos indicadores de desempenho para que os acionistas possam ter melhor rentabilidade dos seus investimentos.

Como acrescentamos valor para os nossos clientes e stakeholders, controlando os custos?

 

Clientes

Saber qual o grau de satisfação dos seus clientes em relação à sua empresa.

Qual o nosso público alvo?

 

Processos Internos

Identificação de problemas com os produtos e/ou serviços, se, por exemplo, as entregas estão a ser realizadas no tempo previsto, se a inovação e a melhoria no desenvolvimento dos processos internos está a ocorrer.

Para satisfazer os nossos clientes, em que processos temos que ser mais eficientes?

 

Aprendizagem e Crescimento

Permite o desenvolvimento dos recursos humanos (pessoas) através da formação e o aperfeiçoamento da gestão interna pela utilização das tecnologias da informação e da melhoria das práticas de gestão.

Como melhorar o desempenho dos meus colaboradores?

 

Considerações Finais

Mencionamos algumas das razões para a utilização e aplicação do Balanced Scorecard como impulsionador da gestão estratégica de uma empresa.

A tradução das grandes linhas de orientação em objetivos estratégicos organizados nas quatro perspetivas consideradas, é o elo condutor e de incentivo à comunicação, ao envolvimento, à motivação, ao compromisso e ao alinhamento das pessoas envolvidas à estratégia definida.

Assim, desde a necessidade de definir uma nova estratégia ou metas, obter novas soluções, melhorar os processos, alinhar os objetivos individuais com os organizacionais, o Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão adequada para a operacionalização da gestão estratégica de qualquer empresa.

Sem dúvida um dos fatores diferenciadores na criação de produtos e serviços que alcancem uma aceitação no mercado de excelência, superior ao da concorrência.

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