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Conheça os benefícios da aplicação do Balanced Scorecard numa empresa.
Provavelmente já terá ouvido falar da importância do Balanced Scorecard (BSC) na gestão estratégica de uma empresa.
É importante e relevante abordar este tema uma vez que consiste num método que mede o desempenho de uma empresa através de indicadores de gestão.
Pensar no Balanced Storecard como ferramenta de gestão e de suporte à decisão, será sempre uma mais-valia, uma vez que tem em consideração o nível estratégico da empresa.
Desde a mudança que poderá ocorrer, a indicação do caminho que deve ser seguido até aos objetivos e iniciativas estratégicas que devem ser implementados e realizados.
Qual o objetivo do BSC
Sucintamente, esta metodologia tem como objetivo a avaliação e a medição do desempenho de uma empresa através de objetivos e indicadores mensuráveis e qualificáveis de forma "balanceada".
Estes são organizados em quatro perspetivas:
- Financeira;
- Clientes;
- Processos Internos;
- Aprendizagem e Crescimento.
Componentes do Balanced Scorecard
A metodologia traduz a visão e a estratégia de uma organização, num conjunto de medidas de desempenho de forma a promover através de ações os resultados esperados.
O Balanced Scorecard é composto pelos seguintes componentes:
- Mapa Estratégico – o qual descreve a estratégia da empresa através de objetivos inter-relacionados e distribuídos por quatro perspetivas;
- Objetivo Estratégico – decorre das conclusões do diagnóstico estratégico e permitem definir os caminhos da empresa para atingir objetivos de acordo com a sua missão organizacional;
- Indicadores – como será medido e acompanhado o sucesso do objetivo. Ou seja, os indicadores medem e acompanham o cumprimento dos objetivos pelo que devem ser abrangentes. Devem cobrir as diferentes áreas da empresa, refletindo os diferentes interesses envolvidos nos vários prazos e devem estabelecer uma relação com a estratégia;
- Meta – a definição de metas é consistente com o estabelecimento dos níveis de desempenho esperados, possibilitando que cada colaborador da empresa compreenda qual a sua contribuição para a estratégia da mesma.
A construção do Balanced Scorecard propriamente dito, inicia-se com a definição das metas estratégicas, sendo estas um indicador do grau de esforço necessário para alcançar os objetivos, focando a atenção de todos intervenientes na melhoria contínua.
As Quatro Perspetivas do Balanced Scorecard
o Balanced Scorecard o equilíbrio entre:
- objetivos de curto e longo prazo;
- medidas financeiras e não financeiras;
- indicadores de tendências e ocorrências;
- perspetivas interna e externa de desempenho.
Este abrangente conjunto de medidas serve de suporte para o sistema de medição e gestão estratégica através do qual o desempenho organizacional é medido de forma equilibrada sobre as quatro perspetivas.
Cada perspetiva do Balanced Scorecard inclui objetivos, indicadores, metas, e ações a desenvolver, necessárias para o cumprimento dos objetivos estratégicos.
Financeira
Criação de novos indicadores de desempenho para que os acionistas possam ter melhor rentabilidade dos seus investimentos.
Como acrescentamos valor para os nossos clientes e stakeholders, controlando os custos?
Clientes
Saber qual o grau de satisfação dos seus clientes em relação à sua empresa.
Qual o nosso público alvo?
Processos Internos
Identificação de problemas com os produtos e/ou serviços, se, por exemplo, as entregas estão a ser realizadas no tempo previsto, se a inovação e a melhoria no desenvolvimento dos processos internos está a ocorrer.
Para satisfazer os nossos clientes, em que processos temos que ser mais eficientes?
Aprendizagem e Crescimento
Permite o desenvolvimento dos recursos humanos (pessoas) através da formação e o aperfeiçoamento da gestão interna pela utilização das tecnologias da informação e da melhoria das práticas de gestão.
Como melhorar o desempenho dos meus colaboradores?
Considerações Finais
Mencionamos algumas das razões para a utilização e aplicação do Balanced Scorecard como impulsionador da gestão estratégica de uma empresa.
A tradução das grandes linhas de orientação em objetivos estratégicos organizados nas quatro perspetivas consideradas, é o elo condutor e de incentivo à comunicação, ao envolvimento, à motivação, ao compromisso e ao alinhamento das pessoas envolvidas à estratégia definida.
Assim, desde a necessidade de definir uma nova estratégia ou metas, obter novas soluções, melhorar os processos, alinhar os objetivos individuais com os organizacionais, o Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão adequada para a operacionalização da gestão estratégica de qualquer empresa.
Sem dúvida um dos fatores diferenciadores na criação de produtos e serviços que alcancem uma aceitação no mercado de excelência, superior ao da concorrência.