fbpx
software orçamento empresarial

Temos a ferramenta certa para a gestão orçamental da sua empresa.

Os desafios que se colocam às pequenas e médias empresas são tremendos. Será o orçamento empresarial um instrumento útil para amenizar (ou antecipar) alguns impactos negativos desta crise no próximo ano?

O orçamento da empresa é um instrumento de ação e facilitador dos processos de tomada de decisão. Ou seja, de um lado tem a definição de objetivos e do outro, os meios disponíveis para concretizar esses mesmos objetivos.

É a sua capacidade de decisão para equilibrar estas duas vertentes e a respetiva quantificação que faz com que a sua empresa possa seguir no caminho de um bom desempenho.

Os seus objetivos, aliados a um planos de ação e orçamento são peças indissociáveis.

 

Etapas do orçamento empresarial

O orçamento pode (e deve) funcionar como dinamizador da estratégia da sua empresa.

A partir do momento que faz a definição clara dos seus objetivos (o quê, quando...) e define os seus planos de ação (como) para executar no próximo ano, o passo seguinte deve ser a respetiva quantificação. A formulação do orçamento empresarial.

Objetivos > Plano de Ação > Orçamento

 

Já referimos que o orçamento pode ser um impulsionador da estratégia da empresa, mas também pode ser um instrumento de gestão.

O facto de nos obrigar a rever continuamente o ciclo "Objetivos-Plano-Orçamento" faz com que esteja continuamente a efetuar diagnósticos à sua empresa.

Por um lado, a sua vertente crítica em definir a alocação de recursos da forma mais eficiente possível de forma a conduzi-lo aos melhores planos de ação.

Do outro, a sua análise e monitorização constante dos resultados reais face aos objetivos. Mais e melhor informação da sua empresa que o conduz a melhor capacidade em tomar decisões.

 

Escolha o software de gestão que se adapte à sua empresa

É inquestionável. Se optar por trabalhar a gestão orçamental da sua empresa internamente, vai precisar de uma ferramenta de gestão.

Esta não precisa de ser demasiado complexa. Deverá no entanto proporcionar a construção do seu orçamento de base, de forma ágil e intuitiva, e não somente a construção do orçamento da empresa através do cálculo aproximado do resultado em função de valores do ano anterior.

Nesse sentido, o software controlo orçamental da RCR apresenta-se como uma opção válida para que possa trabalhar o orçamento anual da sua empresa.

Começar por referir que se trata de um software que permite criar tantos orçamentos quantos os desejar. Não tem qualquer limite de utilização em termos de orçamentos realizados nem de empresas inseridas.

De seguida, a simplicidade e agilidade com que pode trabalhar a construção e gestão do seu orçamento fica evidenciada pela estrutura simples de menus que o software apresenta.

 

Pressupostos

Em primeiro lugar a introdução de pressupostos. Taxas, prazos de pagamento e recebimento, etc, que considere relevantes para o seu orçamento empresarial.

De seguida, a definição de alertas. Nesta área baliza os pressupostos pelos quais irá monitorizar os indicadores relevantes da performance da sua empresa.

Mais tarde, no dashboard de decisão, terá uma noção exata de quais os desvios e será alertado se o desempenho for acima/abaixo dos valores inicialmente projetados.

Inputs Previsionais Gerais/Detalhados

Esta é a fase em que começa a quantificar o seu plano de ação, a construir o orçamento da sua empresa propriamente dito.

De forma a não conferir somente uma simples previsão do orçamento da sua empresa, este software permite-lhe detalhar, mapa a mapa, todas as variáveis do seu orçamento (mapa de rendimentos, CMVMC, FSE´s, gastos com pessoal, investimentos, desinvestimentos, amortizações, financiamento, serviço de dívida, etc).

Chegado a este ponto, tem automaticamente construído o orçamento de tesouraria da sua empresa bem como balanço e demonstração de resultados previsional.

"Sintetizam os planos de ação e objetivos em termos económicos e financeiros que a sua empresa se compromete em atingir"

 

Análise de Desvios do Orçamento

Já referimos anteriormente que o orçamento é uma ferramenta de gestão e nesta fase o software proporciona-lhe um instrumento de monitorização/avaliação.

Através das suas rotinas mensais irá efetuar a análise de desvios - comparar dados projetados vs. dados reais.

Com base nisto, será tão mais fácil para si acompanhar o seu plano de ação e de que forma ele está alinhado com os objetivos.

Do ponto de vista do software, tem uma tarefa tremendamente facilitada...

Os dados reais da contabilidade são importados automaticamente através do SAFT ou então através de Balancetes em Excel.

Dica: com este software tem sempre a possibilidade de efetuar a análise económica e financeira detalhada da sua empresa (mensal e acumulada). Seleciona apenas análise de dados reais.

 

O facto de criar rotinas assíduas que o obrigam a aferir a eficiência dos seus planos de ação com regularidade, proporciona que seja igualmente ágil na tomada de decisões corretivas sempre que necessário.

 

Dashboards de Decisão

Não poderíamos deixá-lo sem uma componente gráfica para facilitar a sua análise.

Tem ao seu dispor 3 dashboards que lhe proporcionam uma visão clara da evolução das principais métricas do seu orçamento.

O software disponibiliza-lhe comentários automáticos e a possibilidade de efetuar a análise de sensibilidade ao seu orçamento.

 

No primeiro dashboard, apresentamos a visualização gráfica dos alertas que foram definidos a montante, a demonstração de resultados e a análise previsional à sua tesouraria.

De seguida, o dashboard apresenta detalhadamente os desvios por rubrica. Poderá efetuar análise por períodos ou acumulada.

No dashboard são apresentados indicadores como vendas de mercadorias, rendimentos, FSE´s, gastos com pessoal, investimento, financiamento, rendimentos e gastos de exploração, EBITDA, resultado líquido, entre outros.

Por último um dashboard que lhe apresenta a análise económica e financeira da sua empresa comparativa (dados previsionais vs. dados reais).

De forma a auxiliar a sua análise, faz comentários acerca dos seus indicadores de gestão.

Apresentação Software Controlo Orçamental - Equipa RCR

Para facilitar o seu entendimento sobre esta ferramenta de gestão, no próximo vídeo, a nossa equipa demonstra as melhores práticas de utilização do software e como construir um orçamento empresarial do zero.

Percorremos todos os menus, do princípio ao fim, para que não restem dúvidas.

Demonstramos também como importar os dados reais históricos da contabilidade.

Conclusão

Começámos por abordar as dificuldades que as empresas podem enfrentar no próximo ano tendo como causa, uma forte retração da atividade em 2020.

É portanto a capacidade em definir planos de ação eficientes que poderão minimizar impactos negativos.

É importante uma boa articulação do plano estratégico com a vertente orçamental da sua empresa.

 

O orçamento que pode começar a construir desde já para a sua empresa será a quantificação desse mesmo plano de ação (do pensamento estratégico para a prática).

Não bastam simples estimativas. É necessário um instrumento que lhe permita monitorizar constantemente a performance da sua empresa e acelerar medidas corretivas caso seja necessário.

De forma a facilitar o seu trabalho apresentamos um software que dispensa grandes complexidades. Tem uma visão holística de todas as variáveis do seu orçamento e ainda o ajuda, através da visualização gráfica, na monitorização dos seus indicadores de gestão.

O software controlo orçamental da RCR pode ser perfeitamente embebido nas suas dinâmicas de gestão da sua empresa, ou então você poderá apresentar esta ferramenta ao seu contabilista certificado que o pode auxiliar na vertente orçamental da sua empresa.

Em qualquer um dos casos, a sua empresa é quem sai vencedora!

Ainda está com dúvidas?

Descubra se o Controlo Orçamental é a ferramenta certa para a sua empresa.

by:
0 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar