fbpx
mudar escritório contabilidade

Conheça os passos a dar e as perguntas mais frequentes sobre este tema.

Quer mudar de contabilista e a transferência da contabilidade da sua empresa é algo que não pode esperar mais.

Questão que coloca…

Como faço para mudar de escritório de contabilidade?

 

Na verdade, o processo é bastante simples.

Assumindo que encontrou o escritório de contabilidade que lhe garante qualidade de serviço e o acompanhamento que deseja ao seu negócio, tudo o que tem que fazer resume-se a estes 2 passos:

  • Em primeiro lugar, comunique ao atual contabilista intenção da mudança e data de cessação de serviços.
  • De seguida, informe o seu novo contabilista sobre a aceitação da proposta apresentada e data que deseja que os serviços sejam iniciados. Nesse mesmo email deverá facultar nome, contacto e email do anterior contabilista.

A partir daqui ambos os contabilistas estarão em contacto e a contabilidade da sua empresa será transferida caso não haja qualquer argumento apresentado que invalide a sua intenção.

 

Questões/Dúvidas mais frequentes e que certamente também as terá:

Posso proceder à transferência da contabilidade da minha empresa em qualquer altura do ano?

A resposta é sim. Na verdade, este conceito na contabilidade (“a melhor altura para mudar”) não existe. Se procura mais qualidade/diversidade no serviço a ser prestado à sua empresa, tudo o que tem que fazer, é ser criterioso na sua escolha.

 

Além da comunicação que tenho que fazer a ambos contabilistas, existe mais algum passo a dar?

Não, tudo será tratado entre contabilistas. Informação contabilística, senhas de acesso às finanças, segurança social, via ctt, etc (caso não tenha em seu poder), tudo será disponibilizado pelo seu anterior contabilista.

 

Mudar de contabilista tem custos acrescidos para mim?

Não. O facto de efetuar a mudança da contabilidade no decorrer do ano não trás (ou não deve ter) qualquer custo adicional para si.

Independentemente do plano de contas existente entre contabilistas ser diferenciado e até mesmo por utilizarem softwares de gestão diferentes.

Haverá trabalho interno (procedimentos contabilísticos) a este respeito, mas será “invisível” para si. Mais uma vez referimos, sem surpresas nem custos extra.

 

Quanto tempo leva até o processo de transferência estar concluído?

A resposta mais diplomata é… depende. Mas no melhor dos cenários, no mês seguinte, a documentação da contabilidade da sua empresa já é entregue ao seu novo contabilista certificado.

 

Mudar de escritório de contabilidade pode ser uma boa altura para rever o preço da contabilidade da minha empresa em baixa?

Se pensa assim, não mude. Fique onde está porque provavelmente o problema não está no seu contabilista.

Na RCR Contabilidade pensamos assim:

  • Numa ótica construtiva, procura contabilista para melhorar qualidade do serviço prestado. Se assim é, analisaremos em conjunto aspetos que considera “chave” para a sua empresa e que podem ser melhorados em termos de abordagem. Apresentaremos a nossa empresa, forma de trabalhar, escalabilidade e benefícios dos nossos serviços e forma como os nossos clientes se relacionam com a contabilidade. Acabaremos por apresentar uma proposta de serviços adequada à dimensão e características do seu negócio.
  • Se simplesmente é uma questão “preço”, por outras palavras de baixar preço, poderemos não praticar o nível de avença de contabilidade que está habituado ou que pretende ter.

 

Conclusão

O processo de mudança da contabilidade é simples. Numa situação normal, é rápido também.

Nem sempre os processos de transferência da contabilidade estão associados ao pressuposto de se estar descontente com o serviço que está a ser prestado.

Vai sendo cada vez mais frequente, encontrar empresários, gestores, que procuram aspetos diferenciadores nos serviços de contabilidade porque simplesmente as suas necessidades de gestão assim o exigem.

A única altura em que o processo de mudar de escritório de contabilidade se torna mais demorado, é quando você não toma as decisões no tempo certo e “deixa andar”. Pense nisso.

 

 

by:
9 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar9