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Como Superar os Desafios de Crescimento numa Pequena Empresa. 5 áreas onde deve atuar.

O processo de crescimento numa pequena empresa é um caminho que está longe de ser isento de desafios.

Neste artigo iremos abordar cinco áreas que merecem a sua atenção para superar os obstáculos que surgem durante a escalabilidade do negócio.

Garanta que não cai no erro de muitos empresários.

 

Planeamento Estratégico e de Crescimento

Para alcançar o tão desejado sucesso originado pelo crescimento do negócio, é fundamental que as pequenas empresas estabeleçam tanto um plano de negócios como um plano estratégico sólido.

Dois documentos que sejam as matrizes de cada fase de expansão da empresa.

Isso envolve a definição de metas de crescimento e o processo de como lá chegar. Servem também como base de monitorização para medir se tudo corre de acordo com o planeado.

Além da componente económica e financeira, é importante introduzir conceitos como a análise SWOT. Um instrumento importantíssimo na análise e formulação da sua estratégia.

Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Por um lado, as forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e relacionam-se com fatores internos e com a sua comparação com os concorrentes mais diretos.

Por outro, as oportunidades e ameaças derivam de fatores externos, obtidos a partir da análise estratégica das envolventes contextuais e transacionais e também da análise ao setor.

Pode também identificar as características estruturais do seu setor de atividade de modo a definir um contexto geral no qual todas as empresas desse mesmo setor competem.

Existem também outras abordagens que podem complementar o seu trabalho, como por exemplo, definir modelos que facilitem o entendimento sobre os fatores externos que podem impactar as operações da sua empresa, assim como outras abordagem estratégicas que descrevam, desafiem, criem e inovem o seu modelo de negócio.

 

Finanças e Capital de Crescimento

Um dos maiores desafios no caminho do crescimento de pequenas empresas é a questão do acesso a capital.

Como financiar os ativos da empresa? Através do recurso a capitais próprios ou capitais alheios?

Também a componente de incentivos, reembolsáveis ou não reembolsáveis, pode ser relevante neste contexto.

Para possibilitar uma boa ponderação entre capitais próprios e fontes de financiamento externas, deverá haver práticas de gestão que se revelem profícuas, não só em termos de demonstrar como o negócio prospera, mas essencialmente, em termos de indicadores gestão que atestam segurança e níveis de atratividade de investimento (através do financiamento) na a sua empresa por parte de parceiros externos (pe, banca, investidores…).

Adicionalmente, entre outras variáveis, é crucial gerir eficazmente o fundo de maneio (ou necessidades de) para assegurar que os planos de expansão são sustentáveis e viáveis.

Neste âmbito, ser assessorado por serviços de contabilidade que estão próximos da gestão da sua empresa é relevante para o apoio constante que a sua empesa necessita em múltiplas vertentes.

 

Desenvolvimento da Equipa e Liderança

O sucesso do crescimento depende de uma equipa competente e motivada.

Recrutar, formar e desenvolver colaboradores são passos cruciais.

Aqui entra também a componente do quão a sua empresa é atrativa. Não só na captação mas também na retenção de talento.

Modelos de liderança que se revelam inteligentes na forma como todos os intervenientes da empresa se relacionam entre si, não só reforçam a cultura empresarial, como seguramente impulsionam resultados do esforço que é feito para manter elevadas taxas de retenção dos colaboradores.

Obviamente que é indissociável a componente remuneratória. Nesta área, as opções são diversas quando começamos a abordar o tema de benefícios extra salariais.

 

Marketing e Expansão da Carteira de Clientes

Nenhuma empresa cresce sem o investimento necessário na forma como comunica com clientes, potenciais clientes e outras partes interessadas.

O marketing é um elemento essencial na atração de novos clientes e na expansão do negócio.

Estratégias de marketing bem formuladas e executadas, podem ajudar a sua pequena empresa a chegar a um público mais vasto e a novos mercados.

A construção e manutenção de relações com os clientes são igualmente relevantes. Não apenas permite aferir continuamente qualidade de serviço/produto, manter a relação duradoura, como é seguramente um canal aberto para a angariação de novo negócio.

É inegável que o custo de adicionar serviço a um atual cliente é substancialmente mais baixo do que aquele aplicado para a angariação de um novo cliente.

 

Monitorização e Avaliação dos Resultados

A componente de gestão é fundamental para o sucesso do negócio.

Nenhuma empresa é viável no longo prazo sem boas práticas de gestão.

Por isso, as empresas beneficiam significativamente da implementação de bons procedimentos internos e da colaboração estreita com bons parceiros externos como por exemplo, o contabilista certificado.

Procedimentos claros e uma contabilidade sólida promovem transparência nas finanças da empresa, o que é vital para ganhar a confiança de investidores, clientes e outras partes interessadas.

Para garantir que o seu plano de crescimento é bem-sucedido, deve acompanhar o progresso em relação às metas estabelecidas.

A análise contínua de performance e indicadores chave fornecem informações relevantes para tomar decisões fundamentadas e fazer ajustes quando necessário.

 

Conclusão

Diversas fases do ciclo de crescimento de pequenas empresas apresentam inúmeros desafios, mas com um planeamento estratégico sólido, uma gestão financeira eficiente e liderança eficaz, é totalmente alcançável o sucesso.

Enfrente estes desafios com confiança e faça com que o seu negócio esteja alicerçado no parceiros estratégicos certos.

A consistência traz bons resultados.

 

Quem é a RCR Contabilidade

Somos uma Empresa de Contabilidade que presta serviços a Pequenas e Médias Empresas há mais 30 anos. Contamos com +200 clientes espalhados por todo o País.

Conduzimos a relação com os nossos clientes de forma a apresentar uma proposta de valor e serviços setorizados pois acreditamos que, além de cada empresa ter as suas próprias exigências, cada setor de atividade merece um apoio especializado.

A nossa missão é clara: ser rigorosos e próximos da gestão das PMEs através do apoio constante da nossa equipa de Contabilistas Certificados.

 

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O texto “Estratégias para o crescimento de uma Pequena Empresa” é meramente informativo com critérios amplamente genéricos e não constitui nem dispensa a consulta ou apoio de profissionais especializados.

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