fbpx
duvidas serviços contabilidade

Ajudamos a esclarecer como funcionam os serviços de contabilidade para micro e pequenas empresas

Para quem vai começar um negócio é usual deparar-se com dúvidas no que diz respeito aos serviços de contabilidade.

Ajudamos nas respostas a algumas das questões que deseja esclarecer, especificamente aquelas que podem contribuir para avaliar adequadamente a contratação de um contabilista certificado para assessorar o seu projeto.

 

Que serviços terei que contratar?

Se vai criar uma empresa ou desenvolver atividade na esfera individual em regime de contabilidade organizada terá obrigatoriamente que contratar serviços de contabilidade.

A proposta de valor que ele irá apresentar-lhe deverá contemplar as seguintes vertentes:

  • Contabilidade – que pressupõe todo o tratamento contabilístico e responsabilização.
  • Fiscalidade – cumprimento rigoroso de todas as obrigações declarativas.
  • Processamento de Salários – assegurar o correto processamento das folhas salariais dos colaboradores da empresa.
  • Apoio à Gestão – isto é, a vertente consultiva que deve dispor continuamente no apoio às suas decisões e gestão da empresa.

Não obstante de haver empresas que têm as suas próprias especificidades e exigências, esta é a base de serviço que lhe será apresentada.

 

Contabilidade à distância funciona?

O desafio de uma empresa de contabilidade é continuamente alargar a sua carteira de clientes, assumindo que o mercado proporciona situações em que se acompanha clientes que não estão próximos geograficamente, mantendo um bom nível de serviço e com proximidade.

Uma das dúvidas sobre serviços contabilidade que os empresários frequentemente nos colocam é se a contabilidade à distância se revela eficaz.

No nosso ponto de vista, sim!

A proposta de valor mantém-se inalterada. Isto é, fazer da contabilidade uma ferramenta de gestão.

O móbil de um serviço à distância não deverá assentar na dita “contabilidade online”, totalmente despersonalizada, mas sim no incentivo à utilização de ferramentas que facilitem a relação do cliente com a sua contabilidade, ultrapassando barreiras geográficas, orientando-o para uma melhor gestão de tempo e tarefas.

Alguns exemplos:

  • Arquivo Digital – um passo em frente para a desmaterialização documental e na forma como disponibiliza a documentação para a contabilidade.
  • Gestão Comercial – otimização da utilização do módulo da gestão comercial para uma melhor integração de dados com a contabilidade assim como mais dados para si de gestão.
  • Módulo de Salários – além do processamento de salários, tenha dentro da sua empresa a gestão dos pagamentos, a gestão contratual, a gestão do cadastro, a gestão de férias, a emissão de todos os mapas oficiais obrigatórios e o tratamento de despesas.

Resumidamente, do ponto de vista de serviço, nada muda!

 

Recebo informação sobre a evolução do meu negócio?

Sim, recebe assiduamente reporte dos resultados do seu negócio.

Aliás, este é um dos aspetos que consideramos diferenciador. Ou seja, um relatório de gestão com dados relevantes, entregue no tempo certo, para ajudar a gerir melhor a sua empresa.

A qualidade do report mensal pode evoluir consoante as suas necessidades. Evolui em quantidade e na qualidade dos indicadores de gestão assim como na assessoria do contabilista em múltiplas vertentes.

Genericamente evolui-se a partir da entrega de um mapa de exploração e outras peças contabilísticas para um relatório de gestão completo aliado a uma componente de planeamento do impacto fiscal da atividade.

Sendo este, na nossa perspetiva, um aspeto importante do serviço a ser prestado, é igualmente necessário que você percecione valor na informação e no acompanhamento que obtém.

Afinal, são dados relevantes para gerir a empresa.

 

Quanto custa o serviço de contabilidade?

Tipicamente não encontra uma tabela de preços para a contabilidade. Uma pesquisa de mercado pode, contudo, fazer-lhe avaliar com que intervalos de valores poderá contar.

O preço da contabilidade varia consoante a dimensão da sua empresa, exigência a nível administrativo no que ao tratamento documental diz respeito, bem como ao processamento de salários (número de colaboradores).

Outros aspetos também são alvo de avaliação. Como dados da faturação ou outros requisitos técnicos que sejam solicitados.

É adequado que forneça os dados relevantes acerca do negócio de forma correta, para que seja orçamentado com precisão o que a sua empresa precisa.

Por último, avalie cada proposta de valor para que a decisão de investimento nos serviços de contabilidade se revele acertada e a relação com determinado parceiro seja duradoura.

 

Quando se dá formalmente início aos serviços?

Existem dois momentos distintos. Por um lado, a constituição da sociedade. Por outro, a data de início de atividade junto da Autoridade Tributária.

Na prática, a partir do momento em que cria a empresa dispõe de quinze dias para dar início de atividade. Procedimento que deverá ser efetuado pelo seu contabilista certificado, portanto, por esta altura já deverá ter tomado uma decisão quanto à contratação de serviços.

Esta data, além de determinar o arranque das suas obrigações declarativas em termos de impostos, define também a data à qual a prestação de serviços de contabilidade produz efeitos.

Como boa prática determina-se que deverá ser assinado contrato de prestação de serviços que baliza direitos e deveres para ambas as partes.

 

Considerações Finais

Existe um conjunto de perguntas frequentes sobre contabilidade que nos são colocadas por empresários que desejam arrancar com os seus negócios.

Por esta razão, sumarizamos algumas porque julgamos adequado tocar nos aspetos chave que servirão de alerta para qualquer empresário avaliar e decidir adequadamente a proposta de valor que serve melhor os interesses da sua empresa.

Na nossa ótica a proposta de valor é simples. Acompanhamento com proximidade, rigor no tratamento de impostos e usar a contabilidade como uma ferramenta de gestão.

 

Informação da responsabilidade de RCR Contabilidade
© Todos os direitos reservados à RCR LDA
O texto “5 dúvidas sobre Serviços de Contabilidade” é meramente informativo e não constitui nem dispensa a consulta ou apoio de profissionais especializados.

 

0 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar