fbpx
gestão orçamental crise empresa

A utilização de um software Controlo Orçamental como fator diferenciador.

A gestão orçamental em contexto de contingência pode-se traduzir num conjunto de tarefas que executa visando afetar eficazmente os recursos da sua empresa.

Hoje, mais do que nunca, as empresas são "forçadas" a (re)definir as suas estratégias orçamentais. Estas devem ser realistas, assertivas e organizadas, de forma a ajustar o nível de atividade em contexto de contingência, antecipando igualmente períodos de retoma e comportamentos a adotar.

O controlo orçamental pode ser uma disciplina complexa no ambiente de qualquer empresa.

Por esta razão, deve por de lado qualquer tratamento empírico e começar a adotar ferramentas de gestão que auxiliem o seu trabalho.

Estas visam melhorar o entendimento da evolução da sua empresa e, consequentemente, tornar mais informados os seus processos de decisão.

Esta crise que se instalou, obrigou a alterar a sua estratégia orçamental?

 

Benefícios do controlo orçamental em cenários de crise

Em primeiro lugar, obriga imediatamente a agir. Apesar do orçamento já elaborado, novas circunstâncias, podem obrigar forçosamente a mudar alguma das nossas variáveis. É importante mantê-lo  enquadrado com aquilo que pode ser efetivamente alcançado.

Em segundo lugar, faz com que esteja sempre em contacto com os "números" da sua empresas. A comparação dos dados orçamentados com os dados reais, a chamada análise de desvios do orçamento.

Por último, permite aferir com precisão o nível de atividade da nossa empresa e perspectivar algumas medidas corretivas, ao mesmo tempo que se torna uma ferramenta orientadora da sua tomada de decisão ou de reporting, se for o caso.

 

Já conhece o software Controlo Orçamental da RCR?

Precisamente por identificar lacunas nas empresas ao nível da gestão orçamental, desenvolvemos a nossa própria ferramenta.

Numa primeira instância, esta era utilizada somente nos serviços de controlo orçamental que prestávamos aos nossos clientes. Posteriormente, porque o feedback foi sempre bastante positivo, porque não lançá-la para o mercado?

O software é dividido em 4 grandes áreas:

Numa primeira fase, a preliminar, determina os pressupostos gerais. Ou seja, uma área onde pode definir taxas de IRC, taxas de Imposto, Segurança Social, Prazos médios e definições de alerta.

De seguida, a área de inputs previsionais. Nesta área começa a construir o seu orçamento de forma detalhada. Define o orçamento da sua empresa ao nível dos rendimentos, CMVMC, FSE´s, Gastos com pessoal, investimentos e desinvestimentos, amortizações, financiamento, serviço de dívida, etc.

O software constrói o Orçamento de Tesouraria e Financeiro da sua empresa.

 

Posteriormente, após construção do seu orçamento, segue a respetiva monitorização mensalmente.

A análise de desvios é feita mediante a comparação dos dados previsionais, com os dados reais da contabilidade.

O software permite a importação de dados automática através de Balancetes em Excel ou através do SAFT da Contabilidade.

 

A importância da análise de desvios para os gestores, assume particular relevo, na medida em que permite identificar as causas e as razões que levaram a determinados desvios (acentuados), possibilitando com isto, melhorar processos de decisão e práticas de gestão.

Por último, o software contém uma área de dashboards de decisão. Nela poderá efetuar a análise da execução orçamental, uma análise gráfica dos desvios dos seus principais indicadores e por fim, uma análise económica e financeira.

Considerações Finais

Será mais fácil entender os benefícios da gestão orçamental, principalmente em contexto de contingência/crise, se já tiver de base práticas internas a este nível.

Torna-se particularmente relevante uma vez que permite ter um maior envolvimento com a real performance da empresa, ajustando orçamento e adequando níveis de atividade face a determinados cenários que podem ocorrer.

Permite também redefinir metas, procedimentos e traçar um plano para o futuro.

A elaboração do orçamento pode melhorar o desempenho da sua empresa pela via da definição de objetivos - fator motivacional.

 

Para uma gestão e controlo orçamental eficiente, deve ter uma ferramenta de gestão, que permita trabalhar esta vertente de forma mais assertiva.

Nesse sentido, disponibilizamos um software que prima pela simplicidade, mas que ao mesmo tempo é bastante completo, conferindo uma boa base de trabalho, já que permite trabalhar todas as vertentes do orçamento da sua empresa e proporciona um bom nível de análise.

by:
13 Partilhas
Tweetar
Partilhar
Pin
Partilhar13