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Liquidez da Empresa, o que é e como pode avaliar

Resumidamente, avaliar a liquidez da empresa traduz-se na capacidade em analisar se o negócio consegue cumprir com os seus compromissos de curto prazo (até 1 ano).

Certifique-se que a sua empresa dispõe de uma boa liquidez.

 

A liquidez da sua empresa será tão boa quanto a sua estrutura financeira e práticas de gestão permitirem.

Por outras palavras, deverá ser criterioso na definição das políticas de crédito tanto a clientes como de fornecedores, assim como nas tomadas de decisão relacionadas com os seus stocks.

 

Como pode avaliar a liquidez da sua empresa?

De forma a analisar a tesouraria da empresa da forma mais tradicional, o Fundo de Maneio confere um bom instrumento para avaliar a liquidez da empresa (Equilíbrio Financeiro: FM>0).

Existem outros meios, embora baseados no Fundo de Maneio, mais operacionais e sugestivos para avaliar a Liquidez da Empresa.

 

Este indicador deve ser cuidadosamente controlado. Ou seja, se por um lado for demasiadamente "curto" não assegura uma boa liquidez, por outro, se for "excessivo" também pode implicar uma diminuição da rentabilidade da empresa.

 

Que fatores podem condicionar o montante conveniente de Fundo de Maneio?

O Fundo de Maneiro depende essencialmente de 3 aspetos:

  • Política de Crédito a Clientes;
  • Política de Aprovisionamento, nomeadamente do prazo médio de crédito de Fornecedor;
  • Política de Stocks.

Exemplificando...

Quando se aumenta o prazo do crédito concedido a clientes:

  • Maior é o período entre a venda e o recebimento.
  • O risco aumenta.

Quando se aumenta as quantidades em stock em relação aos consumos:

  • A rotação dos stocks torna-se mais lenta.
  • O risco aumenta.

Quando se consegue aumentar o prazo concedido pelos fornecedores:

  • Aumenta o período entre a compra e o respetivo pagamento.
  • Contudo, não promova prazos demasiadamente alargados que comprometa a reputação da empresa.

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É percetível então quais as variáveis que impactam significativamente a Liquidez da Empresa. São eles os prazos médios de recebimento e pagamento e rotação de stocks.

Torna-se então imprescindível a monitorização do comportamento destas variáveis através de análises periódicas.

Neste aspeto, os serviços de contabilidade também deve ter um desempenho estratégico. Quer seja no Apoio à Gestão, ou na facilitação das suas boas tomadas de decisão.