
Saiba qual a melhor altura para mudar de contabilista
Facto! Não estaria com interesse em ler esta publicação se a ideia ou intenção de mudar de contabilista já não lhe tivesse passado pela cabeça.
A mudança para outra empresa de contabilidade pode, aparentemente, ser considerada como uma contrariedade.
Mas se for para mudar para melhor, qual a razão para que este passo não seja dado o quanto antes?
Mudar de contabilista pode ser, e na verdade é, surpreendentemente fácil e rápido. Encare a contabilidade como um investimento.
O que pode levar a considerar mudar de contabilista
Enumeramos alguns fatores que podem fazer considerar mudar de contabilista. Identifica alguns no seu caso em concreto?
Pretende serviços de valor acrescentado
A sua empresa cresceu e tem necessidades adicionais a nível do apoio à gestão.
Enquanto gestor, sente que deveria ter mais informação ao seu dispor e serviços que vão além daquilo que a contabilidade pode dar.
Por exemplo, pode desejar ter serviços de Controlo Orçamental e Controlo de Gestão para melhor monitorizar a performance e a produtividade da sua empresa.
Com a busca de serviços de valor acrescentado procura alinhar o crescimento da sua empresa com o benefício e retorno do investimento que faz nos Serviços de Contabilidade.
A sua empresa de contabilidade deve acompanhar as suas necessidades.
Deseja mais assiduidade no reporte sobre a performance da sua empresa
Relatórios Mensais não chegam às suas mãos de forma atempada e até entrega a documentação da contabilidade para ser tratada logo no início do mês. Quando finalmente tem informação nas suas mãos, a mesma já está desatualizada.
Pouca proximidade e contabilista pouco disponível
Os relatórios mensais deveriam ser um dos aspetos que o fariam sentar-se com o seu contabilista para analisar de forma assertiva e prática os resultados da sua empresa. Uma boa altura para tomarem decisões em conjunto.
Mas realmente isso não acontece: nem relatórios, nem reuniões com o contabilista!
A contabilidade deveria estar próxima da gestão da sua empresa.
Falta de planeamento
A otimização fiscal dos resultados da sua empresa, pode ser o fator diferenciador entre pagar muito ou pouco valor de impostos. Gerir sem planeamento nada feito.
A proximidade com o seu contabilista aliado à informação – relatórios de gestão – fazem com que a partir do 2º semestre possa ir efetuando análises e simulações de fecho do exercício contabilístico para analisar potenciais impactos em matéria de IRC.
Com base nessas conclusões, pode tomar medidas corretivas se necessário.
Surpresas com Impostos
A falta ou ausência de acompanhamento e planeamento podem originar surpresas desagradáveis (demasiados impostos a pagar, ou coimas desnecessárias).
Porquê que ainda continua a correr o risco de ser apanhado desprevenido?
Pouca flexibilidade no serviço prestado
O contexto de gestão das empresas tem vindo a mudar. De certa forma, este processo de mudança está relacionado com as necessidades adicionais que os gestores têm presentemente e a forma como elas são satisfeitas.
Uma das diferenças está na forma como o cliente pode relacionar-se com a contabilidade à distância.
Nesse sentido o serviço de contabilidade deve ir ao encontro dessa necessidade. Como? Fácil, disponibilizando ferramentas para que a contabilidade chegue aos gestores sem que eles saiam do seu escritório.
É “só” um contabilista
Pode perspetivar a contabilidade de duas formas.
Por um lado, como uma obrigatoriedade, uma formalidade e um custo. Por outro, como um parceiro estratégico para a sua empresa – investimento.
Qual é que prefere e qual acha que entrega mais valor para a sua empresa?
Não entende as necessidades do setor de atividade da minha empresa
Atualmente direcionar serviços de contabilidade organizada setorizados é muito importante.
É fundamental que o seu contabilista compreenda completamente o que a sua empresa precisa no presente e quais os seus planos para crescimento futuro.
A falta de entendimento e conhecimento sobre o seu setor de atividade pode resultar em práticas menos eficientes para o seu negócio, tanto do ponto de vista contabilístico como fiscal.
Preço da Contabilidade
Sabemos que é muito importante o equilíbrio entre preço do serviço e o retorno que obtém do mesmo. Sentir que paga por um serviço que manifestamente não apresenta a qualidade que exige, independentemente do valor, não se revela profícuo para si.
O preço da contabilidade é um aspeto chave de decisão quando pensa em mudar de contabilista. A dúvida mais comum é perceber até que ponto o preço apresentado é compatível com a qualidade do serviço a ser prestado.
Em suma, qual o preço que está disposto a suportar para que as preocupações típicas com a contabilidade e impostos acabem, para que se possa acrescentar valor em áreas estratégicas de decisão.
Muitas vezes os gestores demoram a mudar de contabilista porque literalmente “deixam andar”… e se não tomam ações nesse sentido, estarão mais longe de ter o serviço que realmente corresponde às necessidades.
Finalmente tenha a contabilidade a funcionar como uma verdadeira ferramenta de gestão para a sua empresa.
Quando deve ser iniciado o processo para mudar de contabilista
Sempre que sentir necessidade pode (e deve) mudar de contabilista.
Pode fazê-lo em qualquer altura, não existe “a melhor altura” para transferir a contabilidade.
Contudo, por uma questão de bom senso, se já estiver perto do final do ano, vale a pena planear a mudança para que produza efeitos com o novo ano.
O novo Gabinete de Contabilidade deverá garantir o compromisso de uma transição segura. Dessa forma, dará a melhor continuidade de trabalho sem que haja qualquer constrangimento entre as três partes (a sua empresa, o “novo” e o “antigo” contabilista).
O atual (“antigo”) contabilista terá sempre a obrigatoriedade estatutária de entregar toda a documentação e obedecer aos restantes formalismos necessários de forma a que o novo contabilista dê o melhor seguimento da sua contabilidade.
Saiba quais os passos que deve dar para mudar de contabilista
Finalmente encontrou o seu novo contabilista e acorda com ele condições para se tornar cliente.
Deve informar o seu contabilista da mudança e que um contabilista certificado irá estabelecer contacto com ele.
Faculte os dados de contacto do seu contabilista para que o “novo” contabilista entre em contacto com ele no sentido de lhe comunicar que foi abordado por si, que chegaram a acordo para se tornar cliente e aferir se há alguma aspeto que não valide de imediato as suas pretensões.
Ambos os contabilistas chegarão a entendimento quanto à transição da contabilidade da sua empresa. Estarão igualmente em contacto a fim de garantir a transição da contabilidade sem que tenha que perder tempo com este processo.
Considerações Finais
A contabilidade deve ser vista como algo que funciona em prol da sua empresa. Por isso, na prática, é importante que o seu contabilista acompanhe as suas necessidades em termos de informação e proximidade em relação à gestão da sua empresa.
Se pensava que mudar de contabilista era algo complexo e burocrático, não é! É simples! Deve é identificar a pessoa/empresa certa com quem deseja trabalhar.
Por fim, “não deixar andar”. Se há algum sinal de insatisfação, transmita. Faça as coisas de forma construtiva. Caso continue a haver os mesmos erros, já sabe, mude de contabilista.
Procure serviços de contabilidade que realmente funcionam!
Quem é a RCR Contabilidade
Somos uma empresa de contabilidade em Matosinhos com 30 anos de atividade. A experiência que temos vindo a acumular no desenvolvimento, acompanhamento e inovação do apoio à gestão das Micro, Pequenas e Médias empresas, permite-nos assumir uma posição privilegiada e um compromisso que se traduz em levar aos nossos clientes as melhores soluções de gestão, suportadas por um serviço de qualidade com condições justas e competitivas.
Informação da responsabilidade de RCR Contabilidade
© Todos os direitos reservados à RCR LDA
O texto “Mudar de Contabilista, está nos seus planos?” é meramente informativo e não constitui nem dispensa a consulta ou apoio de profissionais especializados